Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2002 - 20h21

Preso por terrorismo nos EUA já tinha passagem pela polícia

Publicidade

da France Presse, em Chicago

O norte-americano Abdullah Al Mujahir, 31, detido no sábado por supostamente preparar o primeiro atentado com bomba radioativa nos Estados Unidos, já teve várias passagens pela polícia.

O nome de Al Mujahir era José Padilha, até ele ser preso pela primeira vez e se converter ao islamismo, há cerca de uma década.

Padilla foi preso em outubro de 1991 na cidade de Lauderhill, na Flórida, após uma briga na estrada, que terminou em tiroteio. Ele foi acusado de porte ilegal de armas, disparos e agressão com agravante.

Em janeiro de 1992, enquanto estava sob custódia, Al Mujahir atacou um oficial e sofreu novas acusações, segundo o xerife do condado de Broward, na Flórida. Foi liberado em 5 de agosto de 1992.

As autoridades da Flórida emitiram outra ordem de prisão contra ele em 1997, depois de não se apresentar no tribunal para responder por dirigir com carteira de motorista vencida.

Al Mujahir, que viveu em um apartamento de Lauderhill, cidade vizinha de Fort Lauderdale, desapareceu após abandonar o país em 1998.

Antes dos problemas com a polícia da Flórida, ele também esteve ligado a alguns grupos de Chicago, para onde se mudou com sua família, quando tinha cinco anos, segundo a rede de televisão CNN.

O preso é um membro conhecido da rede Al Qaeda, liderada por Osama bin Laden, acusado pelos EUA de ser o autor dos ataques terroristas contra as duas torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, nas cercanias de Washington, em 11 de setembro.

De acordo com o governo dos Estados Unidos, ele disse estar montando um plano para construir e explodir uma bomba radioativa em Washington.

Al Mujahir está detido pelo Departamento de Defesa dos EUA como "um combatente inimigo", embora ele seja um cidadão norte-americano.

Leia mais sobre a guerra contra o terrorismo
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página