Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2008 - 03h03

Estado mexicano declara alerta máximo por avanço de tempestade tropical

Publicidade

da Folha Online

As autoridades do Estado mexicano de Quintana Roo, onde está localizado o balneário de Cancún, declararam alerta máximo perante o avanço da tempestade tropical Dolly, que deve tocar terra na zona durante a próxima madrugada.

A secretária de governo do Estado, Rosario Ortiz, lançou o alerta pela televisão, às 22h48 no horário local (0h48 de Brasília) e recomendou a evacuação das áreas mais vulneráveis.

A recomendação abrange uma faixa litorânea de cerca de 180 quilômetros de extensão, que inclui as localidades de Puertos Morelos (36 quilômetros ao sul de Cancún) e de Xel-Há, famosa por seu parque aquático.

Por enquanto, foram habilitados 14 refúgios em todo o estado e foram evacuadas pelo menos 250 pessoas de Punta Allen, pequeno porto pesqueiro do município de Tulum.

Um dos três refúgios da ilha de Cozumel, onde fazem escalas diversos cruzeiros turísticos que navegam pelo Caribe, já começou a receber pessoas das regiões ameaçadas.

Os portos marítimos estão fechados, mas por enquanto, o aeroporto internacional de Cancún funciona com normalidade.

Em seu último relatório, emitido às 23h no horário local (1h de Brasília), o Serviço Meteorológico Nacional indicou que o sistema se encontra a 175 km a leste de Punta Allen, e a 150 km a sudeste de Cozumel.

"Dolly se desloca em direção noroeste, a 22 km/ h, com ventos máximos sustentados de 85 km/h e seqüências de até 100 km/h", anuncia.

O serviço meteorológico prevê que a tempestade tropical tocará terra nas primeiras horas desta segunda-feira, entre as localidades de Playa del Carmen e Tulum.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página