Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2002 - 08h39

Espanha exige teste de Aids para vistos, dizem ONGs

Publicidade

da France Presse, em Barcelona

A Conferência Internacional da Aids, que ocorre em Barcelona entre os dias 7 e 12 de julho, está "no centro das atenções internacionais", disse hoje a Red2002, entidade que agrupa as ONGs (organizações não-governamentais) de Aids espanholas.

A Red2002 denunciou que "a polêmica sobre a concessão de vistos aos participantes da 14ª Conferência Internacional de Aids está evidenciando uma prática habitual em alguns consulados espanhóis: a exigência de um certificado sobre o estado sorológico do HIV, vírus causador da Aids, aos que solicitam o visto".

A entidade soube do caso de pelo menos uma convidada do programa paralelo "Mulheres Avante", a quem o consulado espanhol em Uganda "exigiu um certificado médico que inclua o teste de HIV como requisito para a obtenção do visto".

"Os consulados são território espanhol, e neles deve ser aplicada a lei espanhola, que proíbe terminantemente essa prática", declarou Joan Tallada, coordenador da Red2002.

"Todo esse assunto dos vistos para a conferência de Aids está evidenciando uma realidade que nos dá calafrios e que, se for confirmada, deve mudar de uma vez por todas."

Tallada afirmou que o caso da mulher ugandense, que prefere se manter no anonimato, poderia ser um de muitos que ocorreram e disse que as ONGs da Espanha "iniciaram uma campanha de pressão contra o governo espanhol para que modifique sua política que restringe a entrada no país dos participantes da conferência e das pessoas com HIV em geral".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página