Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2002 - 09h34

Soldados israelenses matam duas crianças e três adultos palestinos

Publicidade

da France Presse, em Gaza

Soldados israelenses mataram hoje duas crianças -uma por disparos de metralhadora de um tanque e outra na explosão de uma casa- em Gaza e Jenin (Cisjordânia), respectivamente. Também foram mortos três adultos em Gaza, segundo fontes palestinas.

Abdelsamad Chamlak, 8, estava hoje em sua casa, no bairro de Cheij Ajlin, ao sul da cidade de Gaza, quando foi atingida no peito por disparos de soldados israelenses com um metralhadora pesada de um tanque.

Antes, de madrugada, um menino palestino de 13 anos foi morto quando soldados israelenses explodiram uma casa vizinha, em Jenin, de acordo com uma fonte médica. Outros cinco membros de sua família ficaram feridos.

Ainda nesta manhã, guardas israelenses da fronteira mataram a tiros três palestinos próximo da passagem de Erez, entre a faixa de Gaza e Israel, afirmaram testemunhas.

Segundo testemunhas, um dos palestinos foi morto durante o ataque a guardas da fronteira com granada e uma arma automática, enquanto os outros dois, ambos operários, morreram no tiroteio. Wael Ayur, 33, da cidade de Gaza, e Ismail Ishrafi, 30, do acampamento de refugiados de Khabaliya, trabalhavam na zona industrial de Erez, segundo fontes hospitalares.

As tropas israelenses entraram nesta manhã no bairro de Cheij Ajlin, próximo da colônia judaica de Netzarim, na cidade de Gaza, e dispararam com seus tanques contra pessoas nas ruas e contra casas, segundo a Autoridade Palestina.

Além de um menino morto em sua casa, outros sete palestinos foram feridos por disparos dos tanques. Cinco deles, inclusive uma mulher e seus dois filhos, foram atingidos em casa, segundo uma fonte.

Por outro lado, dois jornalistas, da agência norte-americana "Associated Press" e da televisão palestina, disseram que soldados israelenses dispararam contra eles, sem atingi-los.

Segundo testemunhas, um soldado foi ferido no momento do ataque a Cheij Ajlin. A rádio pública israelense informou que um israelense foi gravemente ferido, sem especificar se era um soldado ou civil.

Hoje de manhã, as tropas israelenses continuavam ocupando seis cidades e territórios autônomos palestinos na Cisjordânia: Nablus, Jenin e seu acampamento de refugiados, Qalqilya, Betunia, um povoado próximo de Ramallah, Belém e Tulkarem, como represália contra os dois atentados suicidas de terça e quarta-feira em Jerusalém, que deixaram 26 mortos, além dos dois autores dos ataques.

Leia mais no especial Oriente Médio
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página