Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2002 - 18h08

ETA explode terceiro carro-bomba

Publicidade

da Folha Online

Mais um carro-bomba da organização armada basca ETA explodiu durante a noite de hoje, no estacionamento de uma grande loja de Zaragoza (norte da Espanha), deixando uma pessoa ferida.

O ETA alertou sobre a bomba, por meio de um telefonema anônimo à Associação de Socorro nas Estradas 15 minutos antes da explosão, que provocou ferimentos em um guarda que estava no estacionamento.

Mais cedo, dois atentados ocorreram no momento em que se realiza o conselho europeu de chefes de Estado e de governo dos 15 países-membros da União Européia em Sevilha (sul da Espanha).

Esses atentados foram também de autoria pelo ETA. O grupo detonou dois carros-bomba na Costa do Sol espanhola, nas cidades de Fuengirola e Marbella.

A primeira explosão, que aconteceu no estacionamento do hotel Las Pirámides, em Fuengirola, próximo à praia, deixou seis feridos. Um deles, um britânico de 33 anos, foi atingido no pulmão, no diafragma e no baço. Entre os outros cinco feridos estão dois britânicos e um marroquino menores de idade.

A segunda explosão aconteceu seis horas depois, em Marbella, a cidade de veraneio mais luxuosa da Costa do Sol, a 27 Km de Fuengirola. Cinco veículos que estavam estacionados perto do local da explosão foram atingidos, informou o prefeito de Marbella, Julián Muñoz, em declarações à rádio Onda Cero.

O segundo carro-bomba estava ao lado do hotel Sultán de Marbella. A polícia teve tempo de esvaziar um prédio de escritórios antes da explosão.

Após o atentado de Fuengirola, o responsável do setor turístico da Costa do Sol Juan Fraile se mostrou preocupado e disse que a repercussão será "lamentavelmente maior no exterior, devido à reunião de cúpula de Sevilha".

Nos últimos anos, o ETA vem realizando campanhas contra interesses turísticos espanhóis no litoral mediterrâneo. Os atentados em Fuengirola e Marbella aconteceram no primeiro dia de verão em duas importantes cidades turísticas de uma das regiões espanholas mais visitadas por estrangeiros.

Leia mais no especial Espanha - País Basco




 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página