Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2002 - 08h51

Nova bomba explode na Espanha durante cúpula da União Européia

Publicidade

da Folha Online

Uma nova bomba explodiu hoje na costa turística espanhola, um dia depois de outras três explosões atribuídas ao grupo separatista basco ETA, cujo objetivo seria chamar a atenção dos líderes da União Européia reunidos em Sevilha.

Segundo a polícia, um pacote explodiu perto de alguns carros estacionados no resort de Mijas, entre Málaga e Marbella (sul da Espanha).

A explosão não deixou feridos, mas causou danos em alguns veículos estacionados perto do local do incidente.

Este foi o quarto atentado em menos de 36 horas na Espanha e o terceiro na região da Costa do Sol, na Província de Málaga, no momento em que os chefes de Estado e de governo dos 15 países-membros da União Européia se encontram reunidos na cúpula de Sevilha.

Assim como ocorreu com os três atentados anteriores, que causaram um total de nove feridos, um homem em nome do ETA telefonou às 12h20 (7h20 em Brasília) à Associação de Apoio Rodoviário para avisar da iminência da explosão.

Atentados
Ontem à noite, um carro-bomba do ETA explodiu no estacionamento de uma grande loja de Zaragoza (norte da Espanha).

Mais cedo, o grupo detonou dois carros-bomba na Costa do Sol, nas cidades de Fuengirola e Marbella (sul da Espanha).

A primeira explosão aconteceu no estacionamento do hotel Las Pirámides, em Fuengirola. A segunda explosão aconteceu seis horas depois, ao lado do hotel Sultán de Marbella, a cidade de veraneio mais luxuosa da Costa do Sol, a 27 km de Fuengirola.

Após o atentado de Fuengirola, o responsável do setor turístico da Costa do Sol, Juan Fraile, se mostrou preocupado e disse que a repercussão será "lamentavelmente maior no exterior, devido à reunião de cúpula de Sevilha".

Nos últimos anos, o ETA vem realizando campanhas contra interesses turísticos espanhóis no litoral mediterrâneo. Os atentados em Fuengirola e Marbella aconteceram no primeiro dia de verão em duas importantes cidades turísticas de uma das regiões espanholas mais visitadas por estrangeiros.

Leia mais no especial Espanha - País Basco

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página