Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2002 - 08h36

Bin Laden está vivo e ameaça EUA com novos atentados, diz Al Qaeda

Publicidade

da Folha Online

O terrorista saudita Osama bin Laden está vivo e ameaça os Estados Unidos com novos atentados, afirmou Suleiman Abu Ghaith, porta-voz da rede terrorista Al Qaeda, em um vídeo divulgado hoje pela rede de TV Al Jazeera, do Qatar.

"Bin Laden, Ayman Zawahiri [seu braço direito] e o mulá Omar [chefe do regime Taleban] gozam de boa saúde, ao contrário do que os boatos afirmaram que tinha acontecido em Tora Bora, no Afeganistão, durante os bombardeios norte-americanos", declarou Abu Ghaith, que surgiu como porta-voz da Al Qaeda depois dos ataques de 11 de setembro nos EUA.

Reuters
Osama bin Laden, terrorista saudita acusado de ser o autor dos atentados contra os EUA, em 11 de setembro
A Al Jazeera disse ter recebido a fita de vídeo diretamente de Abu Ghaith, que declarou que Bin Laden vai aparecer na TV. "O mundo inteiro e os amigos dos mujahidins [combatentes] no mundo muçulmano terão em breve o prazer de ver Bin Laden nos canais de televisão."

Abu Ghaith afirmou que "98% dos dirigentes da Al Qaeda saíram ilesos, sem serem afetados pelos bombardeios dos Estados Unidos no Afeganistão".

O porta-voz disse que a operação militar norte-americana contra a Al Qaeda no Afeganistão não resultou em sua destruição, acrescentando que o "sistema ainda está lá e operando com toda a força".

"Nossos sistemas estão atualmente analisando novos alvos, completamente diferentes dos atingidos até agora. Nossos mártires estão prontos para operações contra alvos norte-americanos e judeus dentro e fora dos EUA. A América deve estar preparada. Deve apertar os cintos. Estamos chegando onde eles nunca poderiam imaginar", afirmou.

Abu Ghaith exaltou as "vitórias" da Al Qaeda, citando os ataques de 11 de setembro nos EUA, as explosões nas embaixadas norte-americanas no Quênia e Tanzânia, em 1998, e o ataque contra o submarino USS Cole, no Iêmen, em 2000.

"Alá nos fez vitoriosos no final do século passado e no início deste século. Enquanto os EUA insistirem nesta política injusta contra os muçulmanos, a favor dos judeus e dos cristãos no mundo, não vamos parar", disse.

A Al Jazeera, que mostrou no ano passado vídeos de Bin Laden e seus aliados, disse que a gravação de Abu Ghaith foi feita recentemente porque ele menciona a polêmica nos EUA sobre se as autoridades norte-americanas tinham informações para impedir os ataques de 11 de setembro. A emissora ganhou fama por sua cobertura dos ataques norte-americanos no Afeganistão e por divulgar declarações de Bin Laden.

Com agências internacionais

Leia mais:
  • A guerra contra o terrorismo

  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça a história do Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página