Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2002 - 13h11

Atirador egípcio de Los Angeles era nascido a 4 de julho

Publicidade

da Folha Online

O egípcio Hesham Mohamed Hadayet - o atirador que matou ontem duas pessoas no balcão da companhia aérea israelense El Al antes de ser morto por seguranças - era nascido a 4 de julho de 1961. Ele escolheu a data de seu aniversário, que coincide com as comemorações da Independência dos EUA,.para atacar o Aeroporto Internacional de Los Angeles, num ato considerado terrorista pelas autoridades israelenses.


Reprodução
O atirador egípcio Hesham Mohamed Hadayet

Apesar de não afirmarem imediatamente que o incidente foi um ato de terrorismo, o FBI investiga essa hipótese e os analistas norte-americanos supõem que o ataque pode ter sido movido por "ódio racial".

Casado, pai de dois filhos , Hadayet vivia nos EUA desde 1992. Ele trabalhava como motorista de limusine e a última informação da CNN é que ele estava em situação ilegal no país. As autoridades só conseguiram identificar o atirador através de impressões digitais deixadas em seu veículo, pois ele não portava documentos de identidade quando chegou ao aeroporto.

"Ele estava munido de uma pistola calibre 45, que usou para fazer os disparos, e também com outra nove milímetros, além de uma faca", informou o porta-voz do FBI, Ron Iden. O egípcio ainda levava munição adicional e revistas sobre armas.

A polícia encontrou ontem à tarde um automóvel suspeito próximo ao terminal onde ocorreu o ataque. Por precaução, o veículo foi inspecionado por uma equipe de desativação de explosivos de Los Angeles.

Detalhes do ataque
Hadayet aproximou-se do balcão da El Al, no Aeroporto Internacional de Los Angeles, por volta das 11h30 (15h30 em Brasília), e começou a atirar contra as pessoas que se encontravam no local. Dois agentes de segurança da companhia aérea israelense tentaram detê-lo. O egípcio conseguiu esfaquear um dos seguranças, que mesmo ferido conseguiu reagir e matou o agressor.

As duas vítimas mortas pelo atirador foram identificadas como uma funcionária da El Al, de 20 anos, e o importador de diamantes israelense Yakov Aminov, 46, que levava amigos ao aeroporto de Los Angeles quando foi baleado pelo egípcio.

Aminov vivia na zona de Los Angeles e morreu durante uma operação para extração da bala. Casado, ele deixou a mulher grávida, que teve de ser medicada ao saber da morte do marido.

No momento do ataque, dez passageiros encontravam-se no balcão da El Al, fazendo check-in para um vôo entre Los Angeles e Tel Aviv. Outros 80 passageiros haviam embarcado há pouco, escapando do ataque.

Com agências internacionais

Leia mais sobre a guerra contra o terrorismo
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página