Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2002 - 09h29

João Paulo 2º se prepara para sua 97ª viagem

Publicidade

da France Presse, no Vaticano

O papa João Paulo 2º, 82, parte na próxima terça-feira (23) para uma visita de dez dias ao Canadá, Guatemala e México, a 97ª viagem de seu pontificado, durante a qual se reunirá com jovens de todo o mundo e celebrará duas importantes e emblemáticas canonizações.

Como havia prometido diante de dois milhões de jovens, em Roma, no Jubileu do ano 2000, o pontífice chegará a Toronto (Canadá) para participar na 17ª edição das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), encontro internacional de jovens católicos.

Reuters - 26.mai.2002
João Paulo 2º, 82, no Vaticano
Trata-se da terceira viagem do papa ao Canadá, onde já esteve em 1984 e 1987, e de sua segunda visita a Toronto.

O encontro com os jovens causa certa preocupação, já que apenas 200 mil se inscreveram no encontro deste ano, quando os organizadores esperavam a participação de 750 mil para cobrir os gastos do evento.

Os jovens de todo o mundo encontrarão na festa de boas-vindas, no dia 25 de julho um papa esgotado, com vários problemas de saúde que praticamente o impedem de caminhar e, inclusive, falar, devido, em parte, ao mal de Parkinson, mas igualmente determinado "a levar sua mensagem até que já não lhe restem forças", como disse em várias ocasiões.

A agenda do pontífice prevê longos períodos de repouso entre uma aparição pública e outra, além de três dias de descanso total, programados em Strawberry Island, uma ilha localizada a menos de uma hora de helicóptero de Toronto.

Sua estada na ilha lhe garantirá não apenas o isolamento e a recuperação de que necessita, como também segurança, já que o papa é um alvo potencial do terrorismo internacional e, em várias ocasiões, sofreu tentativas de atentados durante suas viagens evangélicas.

Medidas excepcionais foram tomadas para sua 18ª viagem à América Latina, onde vive o maior número de católicos do mundo.

O papa voltará pela terceira vez à Guatemala, onde permanecerá de 29 a 30 de julho, e pela quinta vez ao México, para uma estada de 30 de julho a 1º de agosto.

Na Guatemala, que visitou em 1983 e 1993, João Paulo 2º canonizará, 335 anos depois de sua morte, Pedro de San José Betancourt, um monge franciscano nascido na Espanha e que dedicou toda sua vida a atender os enfermos e os pobres na colonial cidade de Antigua, a 45 km da capital guatemalteca.

Pelo menos 500 mil pessoas assistirão à missa de canonização que será celebrada em 30 de julho no Hipódromo do Sul, depois do que o papa partirá para o México, o primeiro país que visitou como pontífice, em 1979, poucos meses depois de sua eleição.

João Paulo 2º celebrará em 31 de julho a cerimônia de canonização do índio Juan Diego, para quem, segundo a tradição, apareceu a Virgem Maria em 1531, dez anos depois da queda do império azteca.

Com essas canonizações, o papa prestará homenagem a duas figuras emblemáticas da história do continente latino-americano, o colonizador e o colonizado, e também ao povo indígena, tradicionalmente marginalizdo e pobre e que representa mais de 10% dos cem milhões de habitantes de México.

Em 1º de agosto, o papa beatificará dois mártires, Juan Bautista e Jacinto de Los Angeles, antes de regressar a Roma, onde chegará no dia 2 de agosto, ao término de uma das viagens mais longas de seu pontificado.

Leia mais no especial João Paulo 2º
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade