Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2002 - 19h09

Papa improvisa mensagem para América Latina e provoca lágrimas

Publicidade

da France Presse, em Toronto

O papa João Paulo 2º foi recebido hoje com muitas lágrimas e gritos de alegria pela multidão de católicos, no primeiro encontro da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizado em Toronto (Canadá). Em seu discurso de boas-vindas, o pontífice improvisou uma mensagem especialmente dirigida aos espanhóis e latino-americanos.

"Queridos jovens da Espanha e da América Latina: eu vos saúdo com carinho. Recordai o caminho de felicidade que Jesus anuncia no Evangelho. Abraço com afeto a vós e aos bispos presentes", disse o papa, 82 , em espanhol claro, quebrando o protocolo que só previa mensagens em inglês e francês.

"Convido a todos a fazer da Jornada Mundial, apenas começada, um tempo privilegiado colocando, queridos jovens, à disposição do Senhor um coração generoso para converter-se no sal da Terra e na luz do mundo".

Em resposta, os cerca de 25 mil latino-americanos e 7.000 espanhóis que participam da JMJ começaram a gritar: "João Paulo 2º todos te amam! João Paulo 2º todo o mundo te ama!".

João Paulo 2º chegou pouco depois das 16h00, (horário local) às portas do Exhibition Center e levantou-se brevemente para saudar os 200 mil peregrinos de 173 países que o aguardavam durante horas sob um sol forte.

O pontífice percorreu no papamóvel todo o parque e centro de convenções de Toronto, onde fez o pronunciamento. Ele foi escoltado durante todo o trajeto por oito homens de sua guarda pessoal.

O papa chegou à cidade de helicóptero, proveniente da ilha Strawberry, situada no meio de um imenso lago a 100 km de distância de Toronto, onde descansou por pouco mais de 48 horas. O helicóptero pousou perto do lago Ontário, patrulhado por policiais inclusive em motos aquáticas.

Trata-se da terceira viagem do papa ao Canadá, onde já esteve em 1984 e 1987, e de sua segunda visita a Toronto.

Canonização
Depois do Canadá, o pontífice viajará à Guatemala, para sua terceira visita ao país, onde ficará nos dias 29 e 30. Na sequência, fará sua quinta visita ao México, entre os dias 30 e 1º. de agosto.

Na Guatemala, que visitou em 1983 e 1993, João Paulo 2º canonizará, o monge franciscano Pedro de San José Betancourt, 335 anos depois de sua morte.

Nascido na Espanha, o monge dedicou toda sua vida a atender os enfermos e os pobres na colonial cidade de Antigua, a 45 km da capital guatemalteca. Pelo menos meio milhão de pessoas deverá assistir à missa de canonização que será celebrada dia 30 no Hipódromo do Sul.

No México - primeiro país a visitar oficialmente como pontífice, em 1979, poucos meses depois de sua eleição ao Trono de São Pedro - João Paulo 2º celebrará dia 31 a cerimônia de canonização do índio Juan Diego, para quem, segundo a tradição, apareceu a Virgem Maria em 1531, dez anos depois da queda do Império asteca.

Com estas canonizações, o papa prestará homenagem a duas figuras emblemáticas da história deste continente, o colonizador e o colonizado, e também ao povo indígena, tradicionalmente marginalizado e pobre e que representa mais de 10% dos cem milhões de habitantes de México.

Em 1º. de agosto, o papa beatificará dois mártires, Juan Bautista e Jacinto de Los Angeles, antes de regressar a Roma, onde chegará no dia 2, ao término de uma das viagens mais longas de seu pontificado.

Leia mais no especial João Paulo 2º
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade