Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2002 - 00h36

Presidente da Colômbia busca acordo para libertação de sequestrados

Publicidade

da France Presse, em Bogotá

O presidente da Colômbia, Andrés Pastrana, garantiu que está disposto a negociar um acordo com os grupos armados ilegais para obter a libertação das pessoas sequestradas, em uma mensagem gravada e divulgada na noite de ontem em cadeia de rádio e TV.

"As portas estão abertas para se conseguir um acordo cuja finalidade seja a libertação dos sequestrados e o fim do sequestro em nosso solo", disse o presidente que está em Guayaquil, no Equador, durante a 2ª Cúpula de presidentes sul-americanos.

Pastrana, que passa o cargo em 7 de agosto para o novo presidente Alvaro Uribe, dedicou ao tema os últimos momentos de seu discurso, dois dias depois de a TV colombiana divulgar um vídeo em que a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, sequestrada pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) desde 23 de fevereiro, o critica por não ter tido uma política contra o sequestro.

A guerrilha marxista das Farc, com quem o governo suspendeu as negociações de um processo de paz em fevereiro, propôs trocar os políticos e militares que mantém como reféns pelos guerrilheiros presos.

Leia mais no especial Colômbia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade