Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2002 - 13h55

Hugo Chávez envia Guarda Nacional às ruas para conter distúrbios

Publicidade

da France Presse, em Caracas (Venezuela)

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, enviou às ruas de Caracas cerca de mil homens da Guarda Nacional para enfrentar hoje os distúrbios no centro e no bairro de Catia (zona oeste), anunciou o ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello.

Os distúrbios acontecem pelo terceiro dia consecutivo na capital venezuelana. Na quarta-feira (31), a polícia metropolitana de Caracas reprimiu com violência uma manifestação de simpatizantes de Chávez em frente à sede do Supremo Tribunal de Justiça. Nos últimos confrontos, três pessoas ficaram feridas.

Simpatizantes do presidente venezuelano estão indignados com a decisão da Suprema Corte de adiar a análise das acusações contra quatro militares que lideraram a conspiração.

Em abril, Chávez foi mantido em custódia durante 48 horas por militares dissidentes, que designaram um líder interino civil. Depois, o presidente foi reconduzido ao poder por tropas leais ao seu governo.

Nesta semana, Chávez disse que seu governo reduziu o orçamento militar para aumentar os gastos em áreas sociais, como educação. "Se o presidente e seus ministros tiverem de andar de camiseta, calção e sandálias porque não há dinheiro, andaremos, e teremos de andar de bicicletas e mulas também", afirmou o presidente.

Leia mais

  • Emboscada contra polícia deixa cinco feridos na Venezuela


  • Leia mais no especial Venezuela


     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade