Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2002 - 15h48

Preso comando colombiano que mataria presidente no dia da posse

Publicidade

da France Presse, em Bogotá (Colômbia)

A Polícia Secreta da Colômbia prendeu em Bogotá seis membros de um comando urbano da guerrilha das Farc, que pretendiam realizar um atentado contra Alvaro Uribe na próxima quarta-feira (7), quando tomará posse como novo presidente da Colômbia.

Javier Ramos, chefe de segurança pública do Departamento Administrativo de Segurança (DAS - Polícia Secreta), informou que o comando, com o qual foi apreendido armamento pesado e explosivos, também pretendia cometer atentados contra o atual presidente Andrés Pastrana e entidades públicas da capital.

"Estas pessoas, de acordo com os serviços de inteligência, integram forças especiais das Farc, as quais pretendiam realizar atentados terroristas na capital com o objetivo de impedir a posse presidencial de Alvaro Uribe", afirmou Ramos.

Segundo o DAS, os rebeldes pretendiam lançar um morteiro de uma área próxima ao Capitólio, sede do Legislativo, onde se celebrará a cerimônia de posse de Uribe.

Ramos destacou que se investiga a hipótese de que estes homens pensavam em derrubar o helicóptero do presidente eleito.

O chefe do DAS acrescentou que, segundo as investigações, o plano incluía um atentado "não só contra Uribe, mas também contra sedes estatais", como instituições da Polícia e do Exército, assim como contra locais como as estações do sistema de transporte de massa.

Leia mais

  • Colômbia espera por Uribe e mais guerra

  • Paramilitares colombianos tentam limpar imagem


  • Leia mais no especial Colômbia
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade