Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2002 - 11h09

Líder turcomeno quer mudar nome de meses do ano e dias da semana

Publicidade

da France Presse, em Ashabad (Turcomenistão)

O presidente do Turcomenistão, Saparmurat Niazov, anunciou hoje a intenção de mudar o nome dos 12 meses do ano e dos sete dias da semana em homenagem aos símbolos e heróis nacionais, como também em honra de sua mãe.

"Devemos ter um calendário com meses que evoquem personalidades nacionais", declarou o presidente do Turcomenistão (ex-república soviética da Ásia Central), durante a reunião anual do Conselho do Povo.

"E proponho batizar o primeiro mês do ano como 'Turkmenbachi'", afirmou Niazov, que adotou para si mesmo esse nome, cujo significado é "pais dos turcomenos".

Niazov propôs ainda mudar o nome de abril para "Mãe". Um deputado aproveitou para acrescentar que esse mês deveria se chamar "Gurbansoltan", que é o nome da mãe de Niazov, considerada em julho passado à condição de heroína nacional pelo Parlamento em função dos serviços prestados à nação.

O presidente propôs também mudar os nomes dos dias da semana, começando pela segunda-feira, que passaria a se chamar Bach Gun (dia principal), e terminando com domingo, que se chamaria Dynch Gun (dia de repouso).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página