Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2002 - 08h07

Rio Elba registra seu maior nível desde 1845 e ameaça Alemanha

Publicidade

da Folha Online

O nível do rio Elba em sua passagem por Dresden, no leste da Alemanha, superou os 8,85 metros, o caudal mais abundante desde 1845, e continua crescendo hoje a um ritmo de quatro centímetros por hora, enquanto o Ministério do Interior anunciou uma nova vítima das inundações na região da Saxônia, elevando assim o balanço nacional a 14 mortos.

Há 157 anos, o Elba atingia a altura de 8,77 metros, recorde superado às 5h de hoje (zero hora de Brasília), quando o rio chegou a ter uma profundidade de 8,85 metros em sua passagem pela cidade. As enchentes ameaçam também a cidade de Bitterfeld e seu complexo químico, situado a 115 km de Dresden.

Com o rompimento de um dique, as autoridades locais ordenaram a retirada de uma parte das pessoas de Bitterfeld, que tem cerca de 16 mil habitantes, segundo informaram hoje autoridades locais.

Reuters
Imagem do teatro Semper, em Dresden (leste da Alemanha), é refletida em água de enchente


Se o nível do rio Mulde, afluente do Elba, continuar aumentando na região, a fábrica química do gigante farmacêutico Bayer estará seriamente ameaçada, informou um porta-voz da célula.

O aumento do caudal era de seis centímetros por hora hoje de manhã. "Ainda temos meio metro de margem", segundo as mesmas fontes. De qualquer modo, o esvaziamento dos bairros mais ameaçados pela inundação começou nas últimas horas da noite passada.

Segundo informou o Ministério regional do Interior, uma décima pessoa morreu no Estado da Saxônia, com o que o balanço nacional de vítimas se eleva a 14 pessoas. A última vítima foi um homem que se afogou no rio Wildruff, perto de Dresden.

Entre os mortos na Saxônia, figura também um homem de 52 anos, que na quarta-feira (14) foi encontrado afogado em sua casa. Uma aposentada de 76 anos morreu ao cair quando tentavam resgatá-la em helicóptero.

Para as próximas horas, os serviços de meteorologia anunciaram novas chuvas na Saxônia, com o consequente risco de que aumente de novo o nível dos rios que cruzam a região.

Praga
O nível do rio Vlatva diminuiu hoje em Praga (capital da República Tcheca) três metros em relação à quarta-feira (14)e continua baixando a um ritmo de sete centímetros por hora, anunciaram as autoridades tchecas.

No entanto, o Vlatva não retornará a seu fluxo normal de 150 metros por segundo em um mês, segundo os especialistas.

La impresionante masa de agua que arrastra el Danubio está cruzando Bratislava sin causar graves daños y de forma absolutamente controlada pese a anegar varias calles de la ribera, de donde han sido desalojadas 250 personas.

O Danúbio, o maior rio da Europa Central, chegou hoje a Bratislava (capital da Eslováquia), ao meio-dia (7h de Brasília), sem causar danos. O governo da eslovaco teve tempo de se preparar para as inundações que se arrastaram para a região, depois de causar grandes danos em Viena (Áustria) e Praga (República Tcheca).

Bratslava teve tempo de colocar fazer barreiras com sacos de areia e de metal para segurar a força das águas do Danúbio, que teve um aumento histórico de seu nível: 9,86 metros.

Por outro lado, a Hungria se prepara para sofrer o impacto das águas e já retirou cerca de 900 pessoas de suas casas nas regiões onde o rio deve transbordar e causar inundações. A previsão é que a enchente atinja Budapeste (capital húngara) amanhã à noite ou nas primeiras horas de domingo (18).

Filipinas
As inundações e deslizamentos de terra provocados pela tempestade tropical que "varreu" as Filipinas na terça-feira (13) mataram 29 pessoas, segundo inofrmou hoje a Defesa Civil filipina.

Na ilha de Negros, no centro do país, a tempestade também deixou quatro desaparecidos.

Em todo arquipélago, a tempestade desabrigou mais de 3.000 mil pessoas, indicou a Defesa Civil.

Com agências internacionais

  Veja galeria de fotos das enchentes

Leia mais:

  • Gás cloro vaza na República Tcheca

  • Enchentes causam transtornos à economia

  • Mais de cem animais morrem em Praga

  • Água sobe na Alemanha e na Eslováquia

  • Enchente atinge centro histórico de Praga

  • Praga retira moradores de bairros inundados

  • Chuvas deixaram 12 mortos na Alemanha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página