Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2002 - 21h04

EUA negam que facilitaram ao Iraque uso de arma química contra Irã

da France Presse, em Washington

Os Estados Unidos desmentiram hoje as informações do jornal "The New York Times", segundo as quais teriam proporcionado ao Iraque informação militar muito importante que teria lhe permitido utilizar armas químicas contra o Irã, durante a guerra Irã-Iraque (1980-88).

"As afirmações segundo as quais os Estados Unidos foram cúmplice da utilização de armas químicas por parte do Iraque ou esteve de acordo são totalmente falsas e sem fundamento", declarou o porta-voz do departamento de Estado, Philip Reeker.

O "The New York Times" afirmou no domingo que os Estados Unidos deram importante assistência técnica ao Iraque durante sua guerra contra o Irã, apesar de estarem conscientes de que Bagdá poderia utilizar armas químicas.

O jornal, que citou oficiais norte-americanos, referiu-se a um programa secreto da época que tinha o aval do então presidente Ronald Reagan, seu vice-presidente George Bush (pai do atual presidente dos EUA, George W. Bush) e funcionários de segurança, entre os quais o secretário de Estado, Colin Powell.

A possibilidade de que o Iraque possa utilizar armas de destruição maciça é um dos argumentos usados hoje pelo presidente dos EUA para incentivar um ataque militar contra esse país.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página