Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2002 - 23h58

Abu Nidal teria plano de agir contra Saddam Hussein

da Folha Online

Abu Nidal tinha plano de agir contra Saddam Hussein, disse uma autoridade iraquiana à agência de notícias Reuters. O maior terrorista palestino dos anos 70 e 80, encontrado morto ontem em Bagdá, teria se matado após ser acusado de estar articulando uma operação contrária aos interesses do ditador iraquiano.

Segundo essa mesma fonte, Abu Nidal teria sido flagrado contatando grupos de oposição ao regime no exterior, possivelmente na Síria e na Jordânia. Ele teria entrado no país procedente do Irã com um passaporte falso e, descoberto, teria sido colocado em prisão domiciliar.

Outra versão que circulava hoje dizia que ele teria cometido suicídio por não suportar mais viver com câncer.

O vice-primeiro-ministro iraquiano, Tarek Aziz, confirmou, em Bagdá (capital iraquiana), que Abu Nidal cometeu Suicídio. "Sim, eu confirmo que ele se suicidou e darei mais detalhes sobre o assunto amanhã", disse.

No entanto, a hipótese de suicídio é enfraquecida por relatos que sustentam que o seu corpo apresentava várias marcas de tiros.

As informações trazem suspeitas - levantadas por palestinos ligados à organização de Nidal, o Comando Revolucionário do Fatah (Fatah-CR) - de que os serviços de segurança iraquianos estariam envolvidos na morte do líder terrorista.

Ahmed Fuad Mattar, analista palestino que estuda os movimentos guerrilheiros do Oriente Médio, disse à rede de TV árabe Al Jazeera: "Tenho certeza de que os serviços iraquianos liquidaram Abu Nidal para dar a impressão de que o Iraque não abriga terroristas".

A reação dos EUA à notícia da morte do líder do Fatah-CR foi enfática. "Abu Nidal é um dos mais covardes e desprezíveis terroristas do mundo e não deixará saudades", declarou o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer.

"O fato de o Iraque ter dado abrigo a Abu Nidal mostra que o regime iraquiano é cúmplice do terror global", acrescentou.

Com agências internacionais

Leia mais

  • Abu Nidal cometeu suicídio, diz governo iraquiano

  • Saiba mais sobre Abu Nidal, um dos homens mais procurados do mundo



  • Leia mais no especial Oriente Médio
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página