Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2002 - 10h24

Israel lança operação na faixa de Gaza e detém palestinos na Cisjordânia

da France Presse, em Gaza

O Exército de Israel lançou hoje uma ampla operação militar na faixa de Gaza, que já deixou um palestino morto, e afirmou ter impedido a realização de atentados ao deter na Cisjordânia dois palestinos que estavam a bordo de carros-bomba.

Unidades de Infantaria de Israel, apoiadas por mais de 20 veículos blindados e por helicópteros, entraram na cidade palestina de Khan Yunes (sul da faixa de Gaza), disparando contra as casas, muitas delas em ruínas, que estão em frente às colônias judaicas da região.

Um palestino foi morto e quatro ficaram feridos quando a tropa israelense dinamitou um edifício de quatro andares durante a operação, que durou várias horas.

O Exército israelense afirmou ter lançado "uma operação de revista sistemática dos bairros de Khan Yunes, após a intensificação dos ataques no setor". Ontem, um soldado israelense foi morto na região.

As Brigadas Izzedin al Qassam, braço armado do movimento extremista islâmico Hamas, reivindicaram a autoria desse ataque, ao qual se seguiram intensos tiroteios, que deixaram jovem palestino morto.

No transcurso da operação na madrugada, o Exército israelense recebeu instruções de "destruir as casas abandonadas que servem de abrigo ou como posições de tiro a militantes palestinos armados", segundo o comunicado.

Na Cisjordânia, o Exército disse ter interceptado dois veículos destinados a servir em atentados em território israelense e deteve dois palestinos que os dirigiam perto de Jenin (norte), segundo um porta-voz militar.

Leia mais no especial Oriente Médio
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página