Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2002 - 09h24

China mantém estado de alerta por perigo de inundações

da France Presse, em Yueyang

O nível de água do lago Dongting, na Província de Hunan, na China continua subindo e ameaça inundar os arredores e afetar mais de 1 milhão de pessoas, enquanto soldados e voluntários trabalham sem descanso para detectar e reparar buracos nos diques de proteção.

O nível das águas na cidade de Yuenan, no norte da Província de Hunan, subiu sete centímetros durante a noite (horário local), atingindo 34,88 metros, três a mais do que o nível considerado perigoso, segundo informações de um responsável pela agência de controle das inundações.

Ao sul da cidade de Yueyang, o nível subiu cinco centímetros, a 31,91 metros.

Reuters
O aumento do nível do lago Dongting causou a inundação de um porto na Província de Hunan
A China mobilizou mais de 1 milhão de pessoas, incluindo 15 mil soldados e 100 mil policiais, para reforçar os diques em torno do lago e de seus rios afluentes, providenciando a retirada de 600 mil pessoas nos arredores, segundo autoridades.

"A boa notícia é que não choveu nestes três últimos dias, o que fez baixar a pressão", disse a delegada da Cruz Vermelha Internacional, Jasmina Pitrovic.

Mas ela também reconheceu que a situação pode piorar rapidamente, porque o lago se encheu de grande quantidade de água procedente do rio mais comprido da China, o Yangtze, e de outros quatro menos importantes.

"O perigo é muito grande", disse Wang Jinbo, um dirigente do partido comunista, que chegou a inspecionar um dique perto de Daorenji, nas margens do Yangtze.

As autoridades disseram que o nível do lago teria de subir mais um metro para destruir as defesas intensamente reforçadas desde 1998, quando as piores enchentes de verão da China em décadas mataram 4 mil pessoas.

"A situação hoje é totalmente diferente de 1998. Nós achamos que estamos seguros", afirmou Li Xixue, prefeito de Yongji, enquanto mostrava com orgulho quilômetros de novas barreiras construídas.

Quase 900 pessoas já perderam a vida neste verão em inundações e deslizamentos de terra.


  Veja galeria de fotos das enchentes

Leia mais:

  • Exército de camponeses patrulha diques em lago chinês

  • Milhares lutam para impedir transbordamento de lago na China

  • Enchentes expulsam milhares do norte da Alemanha

  • Província chinesa decreta emergência após transbordamento de lago

  • Inundações na República Tcheca deixam prejuízos de US$ 3 bilhões

  • Perigo de vazamento de cloro na República Tcheca ainda preocupa

  • Diminui perigo de enchentes na Alemanha

  • Enchentes podem levar poluição tóxica para a Alemanha

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página