Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2002 - 14h15

Polícia confirma roubo de documentos da sede do partido de Schröder

da Folha Online

A polícia de Berlim (capital alemã) confirmou que a sede do Partido Social-Democrata (SPD) alemão, do chanceler (premiê) Gerhard Schröder, foi roubada. Entre o material roubado, estaria um laptop (computador portátil) contendo informações de segurança para a eleição de primeiro-ministro, que ocorre em 22 de setembro.

Um porta-voz da polícia confirmou a notícia do roubo, que já havia sido antecipada pela revista alemã "Der Spiegel", mas disse que não há, até o momento, evidências de crime político e se recusou a dar informações sobre o real conteúdo armazenado no laptop.

Em sua reportagem, a revista afirma que na noite de terça-feira (20) para quarta-feira (21) a sede do partido foi assaltada e levado do local um computador contendo informações com decisões partidárias e medidas de segurança a serem tomadas no dia da eleição.

Ademais, entre quarta-feira e quinta-feira (22), vários documentos teriam sido consultados e alguns inclusive desaparecido, segundo a revista.

Atualmente, os dois candidatos para a vaga de primeiro-ministro do país, Schröder e Edmund Stoiber, candidato da União Democrata Cristã (CDU, centro-direita), estão tecnicamente empatados na disputa pelo cargo.

Na maior oscilação em anos verificada em uma semana pelo instituto, o SPD passou de 36% para 38% das intenções de voto, enquanto a oposição, liderada por Edmund Stoiber, caiu dois pontos, para 39%.

O SPD estava atrás da aliança formada pela CDU e a União Social Cristã (CSU), de Stoiber, por uma margem de quatro a seis pontos percentuais na maior parte deste ano.

Amanhã, os dois vão se enfrentar no primeiro debate televisionado da Alemanha, que deve ser assistido por milhões de eleitores indecisos e ter um impacto crucial na eleição de 22 de setembro.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página