Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2002 - 19h06

Tony Blair promete divulgar dossiê contra Saddam Hussein

da Folha Online

O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, prometeu publicar nas próximas semanas um dossiê contra o ditador iraquiano, Saddam Hussein, informou a rede CNN.

No dossiê constariam dados sobre os programas de Saddam para desenvolver armas de destruição em massa.

"Eu realmente acredito que a ameaça apresentada pelo atual regime iraquiano é real, acho que é do interesse nacional do Reino Unido abordar essa questão, da mesma forma que lidar com os terroristas após os atentados de 11 de setembro era de nosso interesse nacional", disse Blair durante uma entrevista, em Sedgefield (Inglaterra).

"Saddam é uma ameaça real e única para sua região e o resto do mundo e com a qual precisamos lidar", alertou.

Blair também afirmou que nenhuma decisão foi tomada por Londres ou Washington sobre qual ação deveria ser tomada contra Bagdá, mas acrescentou que o regime iraquiano teria que mudar se o comportamento do presidente Saddam Hussein não mudasse.

Mensagem de Saddam
Hoje, o ditador iraquiano, Saddam Hussein, prometeu ao seu povo "a vitória contra os inimigos", em uma "mensagem dirigida ao povo iraquiano, à nação árabe e aos homens livres no mundo", divulgada pela televisão a cabo iraquiana.

"O Iraque vencerá seus inimigos, independentemente dos desejos, dos planos, das forças e da natureza das armas do adversário", declarou Saddam.

"A vitória é uma certeza nos corações. Quando a vitória se converte em uma certeza, já não é alterada pelo tipo de arma ou de equipamento técnico que possui o seu inimigo, ou pelas informações fabricadas ou pela guerra psicológica feita pelo inimigo", acrescentou.

As declarações de Saddam são uma respostas aos Estados Unidos, que ameaçam atacar o Iraque e tirá-lo do poder.

Hoje, o secretário norte-americano de Defesa, Donald Rumsfeld, reiterou que o objetivo dos Estados Unidos é uma mudança de governo em Bagdá.

Armas químicas
Especialistas em armamentos afirmam que há provas de que o ditador iraquiano, Saddam Hussein, tem um estoque de toneladas de armas químicas e biológicas, que escondido de um eventual ataque dos EUA, informou a CNN.

Washington acredita que o Iraque poderia suprir esses armamentos a grupos terroristas, apesar de que os oficiais norte-americanos não têm comprovação sobre isso.

"O Iraque mantêm muitas tonelada de armas químicas, suficientes para matar milhares de soldados e civis", afirmou Jon Wolfsthal, um analista da Fundação Carnegie para a Paz Internacional.

Especialistas em armamentos da União Européia disseram que o Iraque tem estocado mais de 600 toneladas de agentes químicos, incluindo gás mostarda e sarín. Além disso, Saddam Hussein teria cerca de 25 mil foguetes e 15 mil bombas de artilharia com agentes químicos.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Governo Bush
Leia mais notícias de Mundo
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade