Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2002 - 12h09

Produtores rurais ameaçam invadir Assunção com tratores

da France Presse, em Assunção

A cidade de Assunção pode ser invadida por tratores na próxima terça-feira (10) se a Câmara de Senadores não derrubar uma taxação às exportações de produtos agrícolas, disse hoje Hector Cristaldo, presidente da Coordenadora Agrícola do Paraguai.

Cristaldo anunciou hoje, em declarações à imprensa, que a coordenadora dará tempo até sexta-feira (6) à Câmara Alta para mudar a lei, com a advertência de paralisar a atividade da capital paraguaia dentro de uma semana.

Os produtores querem derrubar apenas um número da atual lei de tributação. O artigo inviabiliza negócios e financiamentos dos grandes produtores agrícolas, afirmou o produtor rural.

O "tratoraço", que vai envolver produtores de seis departamentos, tem como objetivo pressionar parlamentares até conseguir a reivindicação. É a terceira convocação de um protesto deste tipo nos últimos três anos.

Cristaldo disse que os agricultores não dispõem de recursos para o financiamento da presente campanha agrícola 2002/2003. "Não temos recursos para colheita, como as de trigo, nem para semear a soja", afirmou. "A única saída é a venda antecipada de produtos como a soja", declarou.

Coincidindo com a convocação do protesto dos agricultores, opositores da Frente Patriótica Nacional convocaram uma manifestação também para o dia 10 de setembro na capital, para exigir a renúncia do presidente Luis Gonzalez Macchi.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página