Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/09/2002 - 10h16

EUA ignoraram alerta sobre ataque da Al Qaeda, diz jornal

da Folha Online

Os Estados Unidos ignoraram um alerta, no ano passado, feito por um representante do governo taleban de que a Al Qaeda, a organização terrorista de Osama bin Laden, planejava um grande ataque em território norte-americano, afirma uma reportagem do jornal britânico "The Independent" em sua edição de sábado.

O alerta teria sido feito poucos dias antes dos atentados terroristas de 11 de setembro, que destruíram o World Trade Center, em Nova York, e parte do Pentágono, em Washington, matando mais de 3.000 pessoas.

Segundo o jornal, um enviado do ministro das Relações Exteriores do governo taleban, Wakil Ahmed Muttawakil, alertou o cônsul-geral norte-americano no Paquistão, David Katz, e a Organização das nações Unidas em Cabul sobre o ataque iminente, mas foi ignorado.

O jornal citou fontes norte-americanas, cujos nomes não foram revelados, que teriam confirmado que o alerta foi recebido, mas desconsiderado, porque o emissário não teria dito que representava Muttawakil e parecia ser mais um, entre muitos, com uma mensagem trágica.

"Estávamos ouvindo muitas coisas do gênero", teria dito a fonte diplomática. "Quando as pessoas ficam dizendo que o céu vai cair e ele não cai, acaba cansando."

O jornal diz também que Muttawakil, que temia que a Al Qaeda levasse o Afeganistão à destruição e que se distanciou do extremismo do líder taleban, o mulá Omar, se entregou às novas autoridades afegãs em fevereiro e está sob custódia.

As informações são da Reuters.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página