Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2002 - 01h16

Farc planejavam atacar embaixada dos EUA em Bogotá

da France Presse, em Bogotá

O Exército colombiano descobriu nos últimos dias um plano da guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para atacar vários alvos em Bogotá com 1.300 granadas de morteiro, incluindo a embaixada dos Estados Unidos na capital colombiana, revelou ontem uma alta fonte do ministério da Defesa.

'Não temos uma prova formal, mas numerosos indícios nos levam a crer que o plano incluía a embaixada americana', disse o funcionário, que pediu anonimato.

O Exército encontrou 1.300 granadas de morteiro e seus respectivos tubos de 120 mm no sábado passado, em um depósito no subúrbio oeste de Bogotá.

Na segunda-feira, o Exército apreendeu uma tonelada de explosivos que seria empregada no mesmo ataque das Farc.

'O plano das Farc era atacar uma série de prédios oficiais, alguns centros comerciais e outros locais de grande frequência', revelou no coronel Gustavo Becerra, vice-comandante da 13ª Brigada do Exército.

Segundo o coronel Becerra, os atentados seriam cometidos pelo mesmo comando das Farc que em 7 de agosto passado realizou vários disparos de morteiro contra o centro de Bogotá, durante a posse do presidente Alvaro Uribe, deixando 21 mortos e 70 feridos.

Leia mais no especial 11 de setembro
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página