Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2002 - 11h12

Bush decidiu derrubar Saddam sem realizar consultas, diz jornal

da France Presse, em Washington

O presidente norte-americano, George W. Bush, decidiu, em novembro passado, que é preciso derrubar o presidente iraquiano, Saddam Hussein, segundo o jornal "USA Today", que enfatiza que a decisão foi tomada sem o processo de consultas aos legisladores e aos aliados.

De acordo com a edição de hoje do "USA Today", citando funcionários da Casa Branca, do departamento de Estado, do Pentágono, do Congresso e dos serviços de inteligência, o debate interno na administração Bush concentrou-se na maneira da atingir o objetivo de derrubar Saddam Hussein.

Para o "USA Today", a decisão de atacar o Iraque dentro da campanha antiterrorista foi tomada por Bush e seus colaboradores mais próximos sem consultar os legisladores nem os aliados e sem saber se o regime de Saddam Hussein esteve ou não vinculado aos atentados de 11 de setembro.

Segundo a imprensa norte-americana, os EUA desistiram de apontar tal vinculação por falta de provas.

A decisão de Bush provocou "um curto-circuito em uma grande parte dos especialistas de inteligência e em muitas pessoas do Comando Central, assim como nos procedimentos normais em termos de segurança nacional", segundo Anthony Cordesman, um especialista em temas do Oriente Médio do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), citado pelo "USA Today".

"Resultado: jamais houve um acordo claro dentro da administração, e nada que se pareça com uma diplomacia pública coerente para convencer nossos aliados", afirmou Cordesman.

Por fim, a Casa Branca não pediu aos serviços de inteligência, em particular a CIA, que elaborassem um documento de síntese sobre o Iraque, pare evitar as incertezas sobre o arsenal iraquiano e as intenções de Saddam Hussein.

Leia mais:
  •  Saiba mais sobre Saddam Hussein

  •  Saiba mais sobre o Iraque

  •  Saiba quais armas inspetores da ONU acharam no Iraque até 1998

  •  Annan faz alerta aos EUA contra ataque unilateral ao Iraque

  •  Apesar de ameaçar Iraque, Bush promete amizade aos árabes

  •  Coréia do Norte exige prudência dos EUA com relação ao Iraque

  •  Iraque será atacado se ignorar resolução da ONU, diz Blair


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página