Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2002 - 15h28

EUA decidem se reincorporar à Unesco

da Folha Online

Os Estados Unidos decidiram voltar a fazer parte da Unesco (órgão das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) depois de ficarem à margem da entidade durante 18 anos, em sinal de seu "compromisso com a dignidade humana", afirmou o presidente norte-americano, George W. Bush, hoje, durante a 57ª Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em Nova York.

"Essa organização foi reformada e os Estados Unidos participarão plenamente em sua missão de defender os direitos humanos, a tolerância e a educação", afirmou Bush.

Os EUA se retiraram do organismo em 1984, durante o governo de Ronald Reagan, em protesto contra sua gestão e seus planos de impor uma "nova ordem mundial da informação", que o governo norte-americano considerava que limitaria a liberdade da informação.

O Reino Unido e Cingapura saíram da Unesco na década de 1980. O Reino Unido retornou ao órgão em 1997. Os três países eram responsáveis por um terço do orçamento da entidade, e sua saída prejudicou seriamente as atividades da Unesco.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) foi criada em novembro de 1945 e tem sede em Paris. Seu diretor, o diplomata japonês Koichiro Matsuura, foi eleito em 1999 com a missão de limpar a entidade do excesso de burocracia e trazer Washington de volta.

A missão da Unesco é promover a paz mundial através da cooperação internacional nos campos da educação, cultura, ciência e comunicação.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página