Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2002 - 13h29

EUA reduzem nível de alerta contra ataques

da Folha Online

O governo dos Estados Unidos, concluindo que as chances de um ataque terrorista a essa altura são menores, diminuiu o nível de alerta, de "elevado" para "alto", afirmou hoje o canal de televisão CNN.

A decisão significa que o status do código de alerta colorido irá de laranja para amarelo, o ponto médio da escala, que varia de verde (baixo) a vermelho (severo).

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, assinou uma recomendação para a volta do estado de alerta amarelo depois de receber um relatório do serviço de inteligência hoje de manhã, disseram autoridades do governo. O relatório foi entregue em um encontro com o Departamento de Segurança Interna, chefiado por Tom Ridge, diretor do escritório da Casa Branca para segurança interna.

Uma declaração do Departamento de Justiça deve ser publicada ainda hoje, segundo a Casa Branca.

"A base da decisão é o resultado de algumas das prisões feitas, das informações obtidas por nossa inteligência e da passagem do 11 de setembro. É apropriado reduzir o nível", disse uma autoridade do governo, que não quis ser identifcada.

As autoridades enfatizaram, porém, que mesmo com o alerta amarelo o governo acredita que existe um risco elevado ou significativo de ataques terroristas.

O nível de alerta havia sido elevado pouco antes do primeiro aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2001 contra Nova York e Washington, que deixaram 3.044 mortos, incluindo os 19 sequestradores de aviões. Não houve nenhum ataque na época do aniversário.

Os níveis de alerta
O governo Bush desenvolveu o sistema de alerta com código de cores em março, depois de críticas de que os alertas anteriores eram vagos demais para ajudar a polícia e os cidadãos.

O nível mais alto, segundo o sistema, é vermelho, seguido por laranja, amarelo, azul e verde. O nível é determinado pelo secretário de Justiça e outras pessoas, com base no tipo de ataque planejado, na confiabilidade da informação sobre atividades terroristas e na iminência de um possível ataque.

Cada nível de alerta implica certas medidas preventivas, como a mobilização das forças armadas ou o fechamento do espaço aéreo, em casos extremos.

Autoridades disseram que muitos anos poderiam ser necessários para se chegar ao nível verde, pois ainda há avisos de que membros da rede Al Qaeda, de Osama bin Laden, acusada de planejar os ataques contra os EUA, tentariam atacar novamente.


Com agências internacionais

Leia mais sobre a guerra contra o terrorismo

Leia mais no especial 11 de setembro
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade