Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2002 - 07h36

Israel faz treinamento para expulsar Arafat para outro país, diz jornal

da Folha Online

O Exército de Israel realizou recentemente um treinamento para preparar uma eventual deportação para o exterior do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Iasser Arafat, afirmou hoje o jornal israelense "Maariv".

O objetivo deste exercício, que foi realizado em um setor chamado de "isolado", era capturar o presidente palestino, depois expulsá-lo para um outro país , acrescentou o jornal, limitando-se a informar que não se trata nem da Jordânia nem do Líbano.

O "Maariv" informou que este plano pode ser aplicado de forma rápida, se as autoridades políticas israelenses autorizarem a deportação.

Hoje, Soldados israelense mataram um palestino em um mercado em Jenin, ao norte da Cisjordânia, afirmaram autoridades da segurança palestina. A vítima, Ahmed Stity, 45, foi atingida na cabeça quando estava em um mercado de frutas e verduras, que foi invadido pela tropa israelense, afirmaram as fontes.

Tensão
Ontem, cresceu a irritação no mundo árabe e islâmico contra a lei americana que encoraja o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, assinada pelo presidente George W. Bush.

Até mesmo na Jordânia, que tem acordo de paz com Israel e é aliada dos EUA, as condenações à nova lei foram duras. O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Iasser Arafat, também criticou os americanos.

Para tentar amenizar a situação, as missões diplomáticas americanas no Oriente Médio estão difundindo declarações de Bush afirmando que foi obrigado a assinar a lei, aprovada nesta semana. Segundo o presidente, os EUA mantêm a posição de que o status final de Jerusalém deve ser decidido em acordo israelo-palestino.

Bush firmou a lei para obter uma importante verba para ser gasta com política externa. O item que fala de Jerusalém não pôde ser desmembrado do restante da legislação.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Oriente Médio
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página