Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2002 - 07h38

FBI alerta para possível ataque da Al Qaeda

da France Presse, em Washington

O FBI (polícia federal dos EUA) alertou ontem para um possível ataque terrorista contra interesses americanos aprovado recentemente pela rede terrorista Al Qaeda.

Segundo o FBI, as declarações de Osama Bin Laden e de Ayman Al Zawahiri [vice-líder da Al Qaeda], transmitidas nos últimos dias pela rede de televisão Al Jazeera, do Qatar, "sugerem que um ataque foi aprovado".

A advertência do FBI faz parte de um documento entregue às autoridades estaduais e locais pedindo a adoção de medidas adicionais para "detectar, desbaratar e prevenir um potencial ataque contra pontos vitais da infra-estrutura do país e instalações no território nacional e no exterior".

A nota do FBI diz também que não há informação específica sobre quando e onde poderá ocorrer o atentado, e que o nível do alerta nacional não foi elevado, permanecendo em "amarelo" (alto).

Na terça-feira (8), a rede de televisão Al Jazira divulgou uma gravação atribuída ao número dois da Al Qaeda, Al Zawahiri, que afirma que a organização terrorista atacará novamente os Estados Unidos e seus aliados Alemanha e França, caso esses países não desistam de colaborar com os americanos.

Ontem, um funcionário americano admitiu a provável veracidade da gravação. "É provável que seja a sua voz (de Al Zawahiri) e possivelmente foi gravada em algum momento entre o início de agosto e a semana passada".

Há uma semana, outra gravação atribuída a Bin Laden revela que "a juventude do Islã" atacará interesses econômicos vitais para os Estados Unidos.

A Al Qaeda é acusada de planejar os atentados de 11 de setembro de 2001 contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, nas cercanias de Washington.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página