Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/05/2003 - 00h00

Colômbia intensifica fiscalização aérea na fronteira com Venezuela

Publicidade

da France Presse, em Bogotá

As operações de patrulhamento aéreo na Colômbia, financiadas pelos EUA, serão retomadas em junho e intensificadas na fronteira com a Venezuela, disse hoje o vice-presidente colombiano, Francisco Santos.

As operações vão ser retomadas ''especialmente na fronteira com a Venezuela, onde os aviões estão cruzando muito facilmente, entram e saem, mas, em todas as partes, queremos que haja patrulhamento'', disse Santos.

O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, em visita oficial a Washington, anunciou ontem o retorno dos vôos de fiscalização antidrogas, para o qual todos os trâmites administrativos já estão concluídos.

''O sistema de informação por satélite dos EUA pode nos ajudar a seguir os aviões, e, em princípio, nós daremos seguimento para faze-los aterrizar, para obrigá-los a aterrizar à força, ou tomar outras medidas mais drásticas'', disse Santos.

O programa de patrulhamento aéreo foi suspenso em abril de 2001, depois que um caça peruano derrubou por engano um avião civil de pequeno porte que sobrevoava as selvas do país, causando a morte de uma missionária americana e sua filha.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página