Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2008 - 00h53

Paloma vira furacão de categoria 3 e segue em direção a Cuba

Publicidade

da Efe, em Miami

O furacão Paloma se fortaleceu hoje e virou um furacão de categoria 3, com ventos de 185 km/h, em sua rota em direção a Cuba, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami, nos Estados Unidos.

Os meteorologistas do centro disseram que o Paloma deve se deslocar para leste e, após atravessar as Ilhas Cayman, atingirá Cuba a partir de amanhã.

Reuters
Imagem de satélite do Caribe com o furacão Paloma; sistema deve atingir ilha de Cuba neste domingo
Imagem de satélite do Caribe com o furacão Paloma; sistema deve atingir ilha de Cuba neste domingo

Em seu boletim das 22h (de Brasília), o NHC destacou que o fenômeno continua ganhando força. Porém, não deve ultrapassar a categoria em que se encontra atualmente, que vai até a 5 na escala de intensidade Saffir-Simpson.

A partir de amanhã à tarde, à medida que estiver se aproximando de Cuba, o furacão Paloma começará a perder sua intensidade.

No momento, continuam em vigor um "aviso de furacão" (passagem do fenômeno dentro de 24 horas) para as Ilhas Cayman e as províncias cubanas de Sancti Spíritus, Ciego de Ávila, Camagüey, Las Tunas e Granma.

O olho do Paloma, o oitavo furacão da atual temporada do Atlântico, encontra-se atualmente cerca de 50 quilômetros ao sul da ilha Grand Cayman e cerca de 440 quilômetros a sudoeste de Camagüey (Cuba).

O furacão se desloca para norte-nordeste a uma velocidade de translação de 9 km/h. A expectativa é que ainda esta noite o fenômeno dê uma guinada para nordeste.

Segundo um provável padrão de trajetória do NHC, o centro do Paloma passará perto das Ilhas Cayman "esta noite ou na madrugada de amanhã".

Os especialistas disseram ainda que o ciclone "estará próximo à costa do centro de Cuba amanhã à tarde" e que poderá inundações e deslizamentos de terra nas Ilhas Cayman e em região cubanas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página