Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2002 - 18h48

Exército israelense derruba casas de 2 homens-bomba na Cisjordânia

da France Presse, em Nablus (Cisjordânia)

O exército israelense demoliu hoje as casas de dois ativistas radicais palestinos que morreram em atentados antiisraelenses, segundo testemunhas e autoridades militares israelenses.

O exército dinamitou a casa de Ibrahim Yasser Naji, de 19 anos, no campo de refugiados de Balata, nos arredores de Nablus (norte da Cisjordânia), segundo testemunhas.

Além disso, o Exército detruiu totalmente a casa de outro ativista palestino morto, Mohammad Ismail Attalá, de 18 anos, na cidade de Salem, leste de Nablus.

Num comunicado, o exército israelense assegurou que Naji era membro de um grupo radical de 'tanzims' (combatentes), relacionado ao movimento político Fatah, ao qual pertence o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Iasser Arafat.

O jovem cometeu um dos dois atentados suicidas cometidos no dia 18 de julho passado em Tel Aviv, que deixou um saldo de cinco mortos e mais de 40 feridos, e no qual morreram os dois homens-bomba. O ataque foi reivindicado pelo grupo radical Jihad Islâmica e por um grupo desconhecido que disse ter relações com a Fatah.

Segundo o exército israelense, a destruição destas casas era um elemento importante na luta contra o terrorismo palestino.

Além disso, o exército dinamitou hoje a casa de Mahmud Aissa, um militante das Brigadas Alí Mustafá, braço armado da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP, esquerda), segundo testemunhas.

O exército israelense prendeu Aissa em julho, acusando-o de ter cometido diversos ataques antiisraelenses.

Desde o começo de agosto, o exército israelense destruiu mais de 50 casas de ativistas palestinos ou de homens-bomba, para dissuadir os militantes radicais de atentar contra os objetivos do Estado de Israel.

Leia mais no especial Oriente Médio
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página