Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2008 - 11h17

Vento perde força e incêndios diminuem na Califórnia

Publicidade

da Folha Online

O trabalho dos bombeiros para controlar o fogo no sul da Califórnia foi facilitado nesta segunda-feira pela diminuição da intensidade dos ventos. Desde quinta-feira (13), mais de 800 casas, trailers e apartamentos foram destruídos por incêndios florestais que avançaram sobre áreas residenciais, entre elas a região de Montecito, cidade costeira onde ficam propriedades de algumas celebridades norte-americanas.

No total, as chamas atingiram uma área de 142 quilômetros quadrados, equivalente a cerca de dez cidades de São Caetano do Sul. Ontem, uma operação de grandes proporções envolvendo aviões de combate ao fogo conseguiu apagar 19% da área em chamas em torno de Los Angeles, mas o fogo avançou desde o sábado (15) pelas montanhas de San Gabriel, uma área desabitada ao norte da cidade.

Mario Anzuoni/Reuters
Firefighters walk through thick smoke as a brush fire burns near Carbon Canyon park in Brea, California November 16, 2008. Wildfires hop-scotched around Southern California on Sunday although calmer winds slowed flames that have destroyed almost 1,000 houses, forced tens of thousands to evacuate and turned some neighborhoods into scenes resembling war zones. REUTERS/Mario Anzuoni (UNITED STATES)
Bombeiros combatem incêndios próximo a parque Carbon Canyon, em Brea, na Califórnia

Na região de Montecito, onde celebridade como os atores Michael Douglas e Rob Lowe possuem casas, os bombeiros apagaram o fogo em 80% da área incendiada, que chegou a oito quilômetros quadrados.

Mesmo áreas distantes das chamas estão sendo atingidas pelas conseqüências dos incêndios. O cheiro de fumaça tomou conta da região metropolitana de Los Angeles e apenas a silhueta dos arranha-céus do centro da cidade são visíveis à distância. Muitas pessoas estão evitando sair ao ar livre devido a preocupações com a qualidade do ar.

A má qualidade do ar levou à suspensão das aulas nesta segunda-feira em dezenas de escolas no Condado de Orange, vizinho a Los Angeles. Pelo mesmo motivo, os organizadores cancelaram ontem uma maratona na cidade de Pasadena, na região de Los Angeles, para a qual 8.000 pessoas haviam se inscrito.

Muitas das pessoas que foram retiradas das áreas residenciais e mantidas em abrigos começaram a organizar-se para voltar para casa. Os bombeiros autorizaram nesta segunda-feira que os moradores do distrito de Sylmar, na região de Los Angeles, cujas casas não foram destruídas, retornem para as residências, mas aqueles que tiveram as casa atingidas pelo fogo terão de esperar pelo trabalho de procura de possíveis vítimas entre os destroços.

Equipes com cães farejadores que estão inspecionando as áreas destruídas não localizaram vítimas até a manhã desta segunda-feira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página