Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2002 - 17h50

Vídeo mostra imagens que seriam do líder do comando tchetcheno

da Folha Online

Um vídeo obtido pela Reuters hoje mostram imagens que seriam de Movsar Barayev, o rebelde tchetcheno que lidera o sequestro de 700 reféns em um teatro de Moscou. O homem que aparece no vídeo aparenta ter cerca de 25 anos e tem barba curta.

Fontes tchetchenas em Istambul, na Turquia, disseram que as imagens foram feitas há cerca de um mês na Tchetchênia.

Reuters
O rebelde tchetcheno Movsar Barayev


O vídeo mostra Barayev vestindo um uniforme de combate camuflado e falando sob a bandeira tchetchena com um homem que parece ser Aslan Maskhadov, eleito presidente da Tchetchênia em 1997.

Outras imagens mostram Barayev descalço, sentado de pernas cruzadas sobre um mapa, em uma tenda improvisada na floresta. Um rifle está apoiado na cobertura de plástica da tenda.

Barayev é o suposto líder do grupo de cerca de 40 rebeldes separatistas tchetchenos que invadiram um teatro em Moscou ontem à noite e ameaçam matar 700 reféns caso a Rússia não tire seus soldados da Tchetchênia.

O site tchetcheno de notícias www.kavkaz.org transmitiu uma declaração que seria de Barayev. "Ninguém vai sair daqui vivo e eles (os reféns) vão morrer conosco se houver qualquer tentativa de invadir o teatro", teria dito o líder tchetcheno.

Outra parte do vídeo mostra Barayev em pé em frente a um grupo de cerca de 12 homens armados em roupas de combate, enquanto fazem preces muçulmanas.

O vídeo inclui ainda imagens de uma mulher que, segundo fontes tchetchenas, seria a tia de Barayev, que dirigiu uma van carregada de explosivos em um ataque suicida contra alvos russos em maio de 2000.

Fuga
Duas mulheres conseguiram fugir do teatro de Moscou, onde o comando tchetcheno mantém cerca de 700 reféns. Para tentar impedir a fuga, os guerrilheiros separatistas lançaram granadas contra as fugitivas, por volta das 18h30 (11h30 de Brasília). Uma delas ficou levemente ferida.

Mais cedo, os sequestradores já haviam matado uma refém. A rede de TV NTV da Rússia mostrou imagens ao vivo de um corpo coberto sendo retirado do teatro. Os comentaristas não falaram enquanto a vítima era levada em uma maca na direção de um carro acompanhado por pessoal do serviço de emergência. Segundo informações da Itar-Tass, que cita a polícia de Moscou, a mulher foi morta com um tiro.

Os rebeldes ameaçam atirar nas pessoas ou explodir o local, a menos que a Rússia retire suas tropas da Tchetchênia. Entre as pessoas capturadas, há 75 estrangeiros e mais de 40 adolescentes.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página