Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2002 - 22h33

Mais de 100 pessoas comemoram vitória de Lula em Montevidéu

da France Presse, em Montevidéu

Mais de 100 pessoas reuniram-se na noite de hoje em frente à prefeitura de Montevidéu (no centro da capital uruguaia) para comemorar a vitória do petista Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais brasileiras.

Com bandeiras do Uruguai e do Brasil, e algumas de outros países latino-americanos, especialmente a Venezuela, os manifestantes dançavam ao coro de "Lula Lá", ocupando parte da Avenida de 18 de julho.

"Lula já, Mercosul de verdade", cantavam os manifestantes, referindo-se ao bloco formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Integração
O ex-presidente Luis Lacalle, de centro-direita, e o presidente da Câmara dos Deputados do Uruguai, Guillermo Alvarez, da Frente Ampla, de esquerda, destacaram a importância da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para o Mercosul.

"Nossas saudações ao povo do Brasil e ao vencedor [das eleições], de quem em particular devo destacar sua postura em relação ao Mercosul e é nosso desejo que os fatos acompanhem o que foi dito", expressou Lacalle, chefe do Partido Nacional, sob cujo mandato (1990-95) foi iniciado o processo de integração entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Alvarez, por sua vez, garantiu que "para o Uruguai é importante [a vitória de Lula] na medida em que foi o candidato presidencial fez uma aposta no Mercosul e isso é para nós um pronunciamento de muito interesse".

"Sua vitória é muito positiva, primeiro porque insere um elemento novo no Brasil, um trabalhador que lutou contra a ditadura, que em seu programa de governo aposta para melhorar a qualidade de vida dos mais carentes", destacou o deputado.

  • Chanceler da Argentina espera maior aproximação com o Brasil


  • Chávez vê surgimento de "eixo do bem" com vitória de Lula


  • CNN mostra festa na av. Paulista pela virtual vitória de Lula


  • Fidel Castro diz que Lula será um bom presidente para o Brasil


  • Veja também o especial Eleições 2002


     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade