Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2002 - 22h16

Presidente chinês canta em italiano ao se despedir dos EUA

da France Presse, em San Francisco

O presidente da China, Jiang Zemin, encerrou hoje sua viagem de uma semana aos Estados Unidos. A despedida foi marcado por um momento de "inspiração" do líder chinês cantando algumas músicas em chinês, italiano e inglês.

"Ele cantou alguma coisa em chinês, depois 'O Sole Mio' em italiano, e depois algumas poucas músicas em inglês" e foi acompanhado por alguns dos convidados, disse LihMeei Leu, porta-voz da prefeitura de San Francisco.

O banquete oferecido por Willie Brown, prefeito de San Francisco - onde vive a maior comunidade chinesa dos Estados Unidos- , encerrou a viagem do líder chinês cujo ponto culminante foi o encontro sexta-feira passada com o presidente americano, George W. Bush.

A visita de Jiang, 76, foi uma forma de se despedir da política internacional, já que deve deixar seu posto de secretário-geral do Partido Comunista no fim do ano, depois do congresso da organização que será realizado em novembro.

Após o encontro de sexta-feira (25) com Bush, os dois líderes disseram ter fechado um acordo sobre a crise desatada pelo programa de armas nucleares da Coréia do Norte e solucioná-la por meios pacíficos.

Ambos expressaram seu otimismo sobre o futuro das relações bilaterais, apesar de suas discordâncias em temas tais como direitos humanos, liberdades religiosas e a polêmica questão de Taiwan, considerada por Pequim uma província renegada que deve se reunificar com a China.

O presidente chinês aproveitou sua viagem à América do Norte também para ir à Cúpula do Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico (Apec) em Los Cabos, México.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página