Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2002 - 15h11

Pentágono pede que sejam fabricados mísseis Patriot 3 com rapidez

da Folha Online

O diretor da Agência de Defesa de Mísseis do Pentágono, Ronald Kadish, pediu hoje maior velocidade na produção dos interceptores Patriot 3, para proteger as forças norte-americanas no golfo Pérsico de qualquer ameaça.

"Não se trata da União Soviética", disse Kadish em café da manhã com analistas de defesa. "Trata-se da Coréia do Norte, do Iraque, do Irã, da Líbia e de outros que possam nos ameaçar."

Kadish afirmou que alguns desses países mantêm uma troca de informações "bastante boa" sobre a construção de mísseis balísticos, que poderiam lançar armas químicas, biológicas e nucleares contra os Estados Unidos.

"Eles estão fazendo progressos significativos. E estão avançando da capacidade de ter bons sistemas de mísseis de curto e médio alcance para a de ter mísseis de longo alcance. Essa é a tendência", declarou.

Segundo Kadish, o Pentágono tem apenas 40 mísseis interceptores de nova geração e que precisa aumentar sua produção, pois a guerra no golfo Pérsico contra o Iraque se aproxima.

"Devemos comprá-los o mais rápido possível", disse Kadish a jornalistas.

Os Patriot 3 são projetados para interceptar mísseis cruzeiros e balísticos com alcances inferiores a 1.000 km.

O Patriot seria a maior arma de defesa das forças americanas contra um ataque iraquiano com mísseis de médio alcance com ogivas químicas ou biológicas.

No entanto, os Patriot 3 nunca foram utilizados e em testes revelaram o que Kadish descreveu como problemas menores, que, segundo ele, já foram solucionados.

Atualmente são fabricados dois modelos desse míssil por mês.

Caso a produção não aumente, as forças norte-americanas dependerão dos Patriot 2 para se defender dos Scud iraquianos, no caso de uma nova guerra na região.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Iraque

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página