Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2002 - 22h53

EUA anunciam novas regras para canadenses entrarem no país

da France Presse, em Ottawa (Canadá)

Os cidadãos canadenses nascidos no Oriente Médio não terão vistos automáticos para entrar nos Estados Unidos, conforme estabelecem as novas normas norte-americanas de segurança, anunciou a embaixada de Washington hoje, após as queixas feitas por Ottawa.

Em aplicação da nova norma, os Estados Unidos deportaram o cidadão canadense nascido na Síria, Mohamed Arar, em meados de outubro, sem o conhecimento de Ottawa. A embaixada do Canadá ainda não conseguiu saber o porquê desta medida.

Com o novo procedimento de controle de passaportes, imposto após os atentados de 11 de setembro contra Washington e Nova York, os funcionários da imigração norte-americana devem monitorar as entradas e saídas de pessoas nascidas em 25 países predominantemente árabes e muçulmanos.

As novas restrições, que podem chegar a exigir fotos e impressões digitais aos passageiros, entraram em vigor em 11 de setembro de 2002.

No início desta semana, o departamento canadense das Relações Exteriores advertiu seus cidadãos nascidos em países do Oriente Médio que pensem bem se querem viajar para os Estados Unidos sob as novas regras.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página