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25/07/2000
-
15h50
da AP
As linhas estilizadas e o barulho do motor ainda atraem a atenção para o Concorde, mas este, que é o único avião supersônico em uso comercial no mundo, já tem mais de 20 anos.
O Concorde fez seu primeiro vôo em 21 de janeiro de 1976 e, até o desastre de hoje, 13 aviões continuavam em operação. Sete da British Airways e seis da Air France
Ele cruza o oceano Atlântico a 18 mil metros de altura e a 2.160 quilômetros por hora. Demora três horas e meia para ir de Londres a Nova York. Devido à diferença de fuso horário, os passageiros chegam em NY em um horário local que é anterior ao horário da partida.
Os passageiros são rodeados de luxo e silêncio. Têm à disposição champanhe e pratos sofisticados, mas não são exibidos filmes. À época da construção, se considerou que o peso de aparelhos para exibir filmes agregaria muito peso ao avião.
Até hoje, os antecedentes de segurança do avião eram os melhores. A única situação alarmante aconteceu em 1979, quando um pneu estourou na hora da aterrissagem em Londres.
Alguns consideram que o Concorde é o primeiro e único avião supersônico de passageiros.
O ano passado, a fabrica norte-americana Boeing deixou de fazer parte de um grupo que estudava construir um novo avião supersônico de passageiros. A razão: os altos custos.
"Não há nenhum Concorde de segunda geração em nenhuma prancheta de desenho na Europa", disse no ano passado Henri Perrier, engenheiro do vôo inaugural de 1969. "É um projeto muito caro e que requer pelo menos 15 anos de trabalho."
Clique aqui para ler página especial sobre o acidente.
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Concorde ainda encanta, mas é um avião velho
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As linhas estilizadas e o barulho do motor ainda atraem a atenção para o Concorde, mas este, que é o único avião supersônico em uso comercial no mundo, já tem mais de 20 anos.
O Concorde fez seu primeiro vôo em 21 de janeiro de 1976 e, até o desastre de hoje, 13 aviões continuavam em operação. Sete da British Airways e seis da Air France
Ele cruza o oceano Atlântico a 18 mil metros de altura e a 2.160 quilômetros por hora. Demora três horas e meia para ir de Londres a Nova York. Devido à diferença de fuso horário, os passageiros chegam em NY em um horário local que é anterior ao horário da partida.
Os passageiros são rodeados de luxo e silêncio. Têm à disposição champanhe e pratos sofisticados, mas não são exibidos filmes. À época da construção, se considerou que o peso de aparelhos para exibir filmes agregaria muito peso ao avião.
Até hoje, os antecedentes de segurança do avião eram os melhores. A única situação alarmante aconteceu em 1979, quando um pneu estourou na hora da aterrissagem em Londres.
Alguns consideram que o Concorde é o primeiro e único avião supersônico de passageiros.
O ano passado, a fabrica norte-americana Boeing deixou de fazer parte de um grupo que estudava construir um novo avião supersônico de passageiros. A razão: os altos custos.
"Não há nenhum Concorde de segunda geração em nenhuma prancheta de desenho na Europa", disse no ano passado Henri Perrier, engenheiro do vôo inaugural de 1969. "É um projeto muito caro e que requer pelo menos 15 anos de trabalho."
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