Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2002 - 22h07

Sharon antecipa eleições em Israel para 28 de janeiro

da Folha Online

O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, decidiu convocar eleições antecipadas para 28 de janeiro, uma semana depois de a coalizão de seu governo ter sido desfeita.

Sharon descreveu a antecipação das eleições como a "alternativa menos ruim", mas disse que ele foi forçado a isso porque não conseguiu conciliar as inúmeras condições impostas por possíveis aliados políticos.

O presidente do país, Moshe Katsav, disse que Sharon havia lhe pedido para dissolver o parlamento em um encontro realizado hoje, após a tentativa de construir uma nova aliança ter fracassado.

"O primeiro-ministro me informou dos últimos acontecimentos e disse ter concluído que estava na Knesset o maior obstáculo para formar um governo alternativo estável", afirmou Katsav.

A última eleição geral em Israel aconteceu em 1999. Em fevereiro de 2000, Sharon foi eleito numa votação direta para primeiro-ministro, sistema que já foi abolido.

Coalizão
Sharon vem tentando montar uma coalizão para sustentar seu governo, que ficou com apenas 55 cadeiras das 120 do Parlamento com a saída do Partido Trabalhista na quarta-feira (30). A coalizão durou 20 meses.

A saída dos trabalhistas do governo ocorreu porque o partido considera inaceitável a alocação de cerca de US$ 145 milhões para as colônias judaicas nos territórios palestinos ocupados da faixa de Gaza e da Cisjordânia. A ampliação dessas colônias -atividade considerada ilegal pela comunidade internacional- é um dos principais motivos de irritação dos palestinos com Israel e um dos maiores obstáculos à paz.

Para os trabalhistas, esses recursos deveriam ser destinados a setores da sociedade mais abalados pela crise econômica, como moradores de cidades mais pobres, estudantes e aposentados.

Sem poder contar com os 25 votos trabalhistas e conseguir ampliar a sua base para obter maioria -atraindo ao governo partidos pequenos da direita extremista-, só restou ao premiê israelense convocar novas eleições. As próximas eleições legislativas estavam previstas para o dia 28 de outubro de 2003.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página