Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2002 - 23h17

Estados Unidos fixam data para voltar à Unesco

da France Presse, em Washington

Os Estados Unidos marcaram para 1º de outubro de 2003 o dia de seu reingresso formal à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) após quase 20 anos de ausência, disse hoje um funcionário do departamento de Estado sob anonimato.

"Esperamos que isto seja possível em 1º de outubro de 2003, quando começa o ano fiscal 2004", disse.

O reingresso depende do resultado das negociações com o Congresso sobre o pagamento da contribuição norte-americana à Unesco, afirmou. A contribuição dos Estados Unidos será de US$53 milhões anuais. O país também deverá pagar US$5,5 milhões no momento da entrada, disse o funcionário.

O porta-voz do departamento de Estado, Richard Boucher, disse antes que o governo "pretende trabalhar com o Congresso no processo do orçamento de 2004 para chegar a um acordo" sobre o pagamento da contribuição norte-americana à Unesco.

O presidente norte-americano George W. Bush anunciou em setembro passado que os Estados Unidos voltariam à Unesco, mas não havia fixado a data.

Os Estados Unidos abandonaram a Unesco em 1984 sob a presidência de Ronald Reagan, contestando a forma como a organização era administrada e, por consequência, privando-a de 25% de seu orçamento total.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página