Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2002 - 18h29

Bin Laden comemora ataques e felicita tchetchenos, diz Al Jazeera

da Folha Online

A rede de televisão por satélite do Qatar, Al Jazeera, anunciou a divulgação de uma nova gravação atribuída a Osama bin Laden, na qual ele comemora s recentes atentados praticados em Bali, Iêmen e Kuait. Ele ainda felicita os rebeldes tchetchenos pela ação no teatro de Moscou, que resultou na morte de 128 reféns.

Reuters
Osama bin Laden, terrorista saudita acusado de ser o autor dos atentados contra os EUA, em 11 de setembro
Segundo um funcionário da TV, Bin Laden presta homenagem na gravação aos ataques recentes no Kuait contra marines norte-americanos e contra o petroleiro francês Limburg ao largo do Iêmen, bem como o atentado à bomba em Bali (Indonésia) e a tomada de reféns em Moscou pelo comando tchetcheno, em 23 de outubro.

Bin Laden também divulgou um alarme aos cidadãos de países aliados dos Estados Unidos na nova fita de áudio.

"Gangue de assassinos"
A voz que a emissora diz pertencer à Bin Laden alerta os aliados dos Estados Unidos que eles serão alvos de novos ataques, se continuarem apoiando "a gangue de assassinos da Casa Branca".

"Os governos de vocês não sabem que a gangue da Casa Branca são os maiores assassinos dessa era? Por quê os governos de vocês se aliam aos Estados Unidos?", disse o homem, cuja voz se assemelha à de Bin Laden.

Ele acusou os Estados Unidos e seus aliados de prejudicar os muçulmanos nos territórios palestinos e em outras áreas, e alertou: "Assim como vocês matam, vocês serão mortos".

Em video divulgado no dia 6 de outubro, que a Al Jazeera apresentou como sendo Bin Laden, ele ameaçava "atacar alvos econômicos norte-americanos" se os Estados Unidos não parassem os ataques contra países árabes e muçulmanos.

A rede do Qatar transmitiu a mensagem às 18h (em Brasília). A rede de TV norte-americana CNN transmitiu o áudio pouco depois das 18h. A Al-Jazeera, que não disse como obteve a fita, frequentemente recebe comunicados de Bin Laden e outros membros da Al Qaeda, que os Estados Unidos culpam pelos ataques de 11 de setembro no país.

Com agências internacionais

Leia mais sobre a guerra contra o terrorismo

Leia também:

  • Bin Laden chama Bush de "faraó do século" em nova gravação

  • Charles ordena investigação sobre abuso sexual no palácio real

  • Charles ordena investigação sobre abuso sexual no palácio real

  • Iraque encomenda antídoto para gás letal, diz jornal

  • Venezuela enfrenta protestos em dia de negociações sobre crise




  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página