Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2002 - 10h06

Suspeito diz que "ficou feliz" com explosão de bomba em Bali

da Folha Online

O principal suspeito de ser um dos autores das explosões que mataram mais de 180 pessoas (a maioria delas estrangeiros que se divertiam em uma casa noturna) na Ilha de Bali, no dia 12 de outubro, assumiu o atentado e disse que se "deleitou" quando a bomba explodiu.

Reuters
Amrozi, suspeito que assumiu ter participado do atentado em Bali que matou mais de 180 pessoas no dia 12 de outubro
Repórteres e fotógrafos estavam presentes na hora em que Amrozi (que usa apenas um nome) assumiu ter participado do atentado para o chefe da polícia de Bali, o general Da'i Bachtiar.

"Eu estou muito feliz que a bomba tenha explodido", disse.

Segundo a polícia, Amrozi -que foi preso na semana passada em sua casa em Tenggulun- admitiu ser o proprietário da minivan Mitsubishi carregada com 50 quilogramas de explosivos -que após explodir matou mais de 180 pessoas (entre elas 90 australianos).

Amrozi afirmou que ele apenas foi o responsável pela compra dos explosivos, mas que outros teriam construído a bomba. Disse também que havia deleitado-se com a explosão e que queria desculpar-se com seus familiares.

"Eu quero pedir desculpas aos meus pais, irmãos e irmãs a quem causei tantos aborrecimentos. Os envolvidos (no atentado) somos eu e meu irmão mais novo, Ali Imran", disse Amrozi.



Segundo as autoridades, Amrozi admitiu haver em Bali uma célula do Jemaah Islamiyah [grupo extremista islâmico acusado de manter ligações em outros países do Sudeste Asiático e de ter relações com a rede terrorista Al Qaeda, liderada por Osama bin Laden].

Para o chefe de polícia Bachtiar é muito possível que Mukhlas, irmão mais velho de Amrozi, seja o novo chefe de operações do Jemaah Islamiyah, tirando, assim, o comando de Riduan Isamuddin, conhecido como Hambali.

A polícia de Bali também prendeu hoje outros quatro suspeitos de estarem envolvidos nas explosões do dia 12 de outubro.

Com agências internacionais

Leia mais notícias de Mundo
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página