Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/07/2000 - 19h13

Fãs de aeroportos fotografam Concorde em chamas antes da queda

Publicidade

da Reuters
em Paris (França)

Reuters

Andras Kisgergely e Sazbolcs Szalmasi
Dois jovens turistas húngaros preferiram visitar o aeroporto Charles de Gaulle - em vez da torre Eiffel e os Champs Elysees - e conseguiram tirar a foto do Concorde em chamas momentos antes de o aparelho cair, matando 113 pessoas.

O autor da fotografia é Andras Kisgergely, 20, que estava com seu companheiro de viagem Szabolcs Szalmasi, 22. A foto, obtida pela Reuters, foi transmitida para o mundo inteiro e garantiu um pequeno lugar na história para dois jovens rapazes cuja paixão é observar e fotografar aviões.

"Acho que a torre Eiffel é interessante, mas nós estávamos mais interessados no aeroporto", disse Szalmasi em entrevista. "Alguns colecionam selos ou moedas. Nós colecionamos fotografias de aviões."
Os dois jovens, que não podem pagar o preço de passagens aéreas, passaram mais de três semanas dormindo no carro por causa do prazer de ver aviões. Os dois estudantes de engenharia na Hungarian Technical University, em Budapeste, têm milhares de fotos de aviões.

Os aparelhos se tornaram a paixão de Szalmasi quando ele tinha 12 anos e vivia perto de um aeroporto. Kisgergely pegou a "doença" mais recentemente. Eles já visitaram cerca de 150 aeroportos na Europa.

Agora eles estão em férias de três semanas visitando aeroportos em Berlim, Frankfurt, Zurique, Ostend e outras cidades. "Se saio de férias com minha família, eles vão ver a cidade e eu, o aeroporto", disse Szalmasi.

Não foi a primeira vez que Kisgergely presenciou a queda de um avião. No ano passado, ele viu um avião militar cair depois de uma tentativa de pirueta, durante um evento em Bratislava.

"Onde quer que ele vá acontece um acidente", brincou Szalmasi. "Eu não entro num avião com ele".

Os dois têm planos de trabalhar em aeroportos quando terminarem os estudos.

Clique aqui para ler página especial sobre o acidente.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página