Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2002 - 10h36

Mulher de Milosevic acusa TPI de querer matar seu marido

da Folha Online

Mirjana Markovic, a mulher do ex-ditador iugoslavo Slobodan Milosevic, preso no Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia, Holanda, sob acusação de crime de guerra, disse que o tribunal está tentando "matar o seu marido", segundo comentários publicados hoje pelo jornal semanal "NIN". "O julgamento dele (Milosevic) equivale a uma forma organizada de matar", disse.

"Eles (membros do tribunal) querem matar o homem (Milosevic). Eles não querem negociar com ele de outra maneira", afirmou. Markovic.

Reuters - 12.jul.2001
Mirjana Markovic, mulher do ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic
O comentários da mulher de Milosevic acontecem depois de tribunal pedir, ontem, que o ex-presidente iugoslavo seja submetido a um exame psiquiátrico para determinar o "grau de pressão mental" que está sofrendo.

A decisão dos juízes do TPI aconteceu depois que, na terça-feira (12), o julgamento do ex-presidente teve de ser interrompido por razões de saúde. Milosevic, 61, sofre de fadiga e tem a pressão arterial bastante alta.

Os juízes também pediram a um cardiologista holandês que faça um prognóstico sobre a evolução do estado de saúde do acusado no futuro, assim como sobre sua capacidade para assistir a seu julgamento.

Este informe será entregue em sete dias.

O ex-presidente, cujos anos no poder foram marcados pela desintegração da antiga Iugoslávia e por uma década de conflitos étnicos sangrentos, enfrenta sem ajuda os promotores da ONU.

Primeiro chefe de Estado a ser indiciado por crimes de guerra enquanto estava no poder, Milosevic deve rejeitar todas as acusações de crimes contra a humanidade relacionados à campanha de "limpeza étnica" realizada pelos sérvios em Kosovo, em 1999.

Com agências internacionais

Leia mais no especial sobre Slobodan Milosevic

Leia mais no especial sobre Slobodan Milosevic
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade