Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2002 - 21h16

Uribe culpa Farc por atentado que matou 2 e feriu 10 na Colômbia

da Folha Online

O presidente colombiano Álvaro Uribe disse hoje que as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) foram responsáveis pela ativação de duas bombas que explodiram em quartos de dois hotéis na noite de ontem na cidade colombiana de Santa Marta, matando duas pessoas e ferindo outras dez, informou o jornal colombiano "El Tiempo".

Reuters - 22.mai.2002
Alvaro Uribe, presidente da Colômbia
"O que ocorreu em Santa Marta é muito grave, por isso pedimos toda a cooperação da população com as forças públicas e todo o esforço das autoridades para que capturemos rapidamente os responsáveis por estes atos terroristas", disse Uribe.

O presidente afirmou ainda que "a única coisa que se sabe é que um componente das Farc tinha telefonado a um dos hotéis há alguns dias para cobrar uma extorsão". Ele acrescentou que a população não deve atender a essas exigências.

Segundo a polícia, nos dois casos os agressores fizeram o check-in como turistas, plantaram os explosivos e saíram dos prédios antes da detonação.

Apesar das autoridades terem atribuído os ataques aos rebeldes esquerdistas que lutam há 38 anos na Colômbia, não deram provas contra eles.

Ainda ontem, a polícia disse que desativou uma bomba de 30 quilos deixada em frente ao escritório de um jornal na cidade de Cucuta, capital da Província Norte de Santander, perto da fronteira com a Venezuela.

Os ataques a bomba aconteceram no mesmo dia em que o Exército da Colômbia declarou vitória em combate após divulgar que matou cinco rebeldes do Exército de Libertação Nacional (ELN, a segunda maior guerrilha do país) e capturou outros 52 do mesmo grupo e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Há mais de 20 mil combatentes rebeldes no país. Só na última década, 40 mil pessoas morreram em decorrência do conflito.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Colômbia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade