Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/12/2002 - 08h50

EUA dão início a manobras militares no Qatar

da Folha Online

As forças norte-americanas começaram importantes manobras no golfo Pérsico, destinadas a testar um centro de comando avançado no Qatar, informou um porta-voz americano.

"O exercício ´Olhar Interno` começou oficialmente", declarou à imprensa o comandante Bill Harrison, porta-voz do Comando Central (Centcom) norte-americano.

Harrison disse que o início do exercício simulado nos computadores ocorreu nas primeiras horas da manhã, na base de As-Sayliyah, na zona sul de Doha, capital do Qatar.

O comandante das forças norte-americanas na região, general Tommy Frank, dirige os exercícios que terá a duração de mais ou menos uma semana para testar os equipamentos de informática e os meios de comunicação do centro.

Cerca de mil militares americanos e britânicos participam diretamente do exercício, que envolve milhares de militares de outros países.

O centro móvel, com custo de US$ 58 milhões, está dotado de meios avançados de tecnologia e informática e de comando modernos, permitindo a comunicação dos diversos lugares onde há presença de tropas americanas na região com a sede do Centcom em Tampa, na Flórida.

Trata-se do quarto exercício "Olho Interno" desde 1990. Manobras semelhantes tinham permitido a elaboração dos planos de ataque da "Tempestade do Deserto", a operação que levou os americanos e seus aliados a libertar o Kuait da ocupação iraquiana durante a Guerra do Golfo (1991).

Os oficiais americanos tentam evitar por todos os meios que haja uma relação entre os exercícios e as ameaças de Washington ao Iraque, mas o início das manobras dão sinais claros de que os EUA estão cada vez mais preparados para realizar um ataque quando uma quando julgarem ser necessário.

Os Estados Unidos instalaram um comando militar em uma base no Qatar que deve funcionar como principal quartel-general do país no golfo Pérsico em caso de haver mesmo uma guerra contra o Iraque.

As manobras de hoje já estavam previstas para ocorrer no mês de dezembro.

As operações no Qatar, um pequeno Estado localizado ao sul do Iraque e da Arábia Saudita, serão feitas com simulações de guerra que nunca foram realizadas fora dos Estados Unidos. Os procedimentos de comando devem ser os mesmos usados em uma eventual guerra contra o Iraque.

O Qatar é a sede da rede de televisão Al Jazeera, que nasceu com financiamento do emir do país, o xeque Hamad bin Khalifa al-Thani, e se transformou no maior canal de divulgação de vídeos do terrorista Osama Bin Laden.

Ao mesmo tempo, o Qatar tem cooperado mais com os EUA do que a vizinha Arábia Saudita _principal aliado norte-americano durante a Guerra do Golfo.

O Qatar chegou inclusive a construir uma base aérea de US$ 1 bilhão para atrair as forças norte-americanas ao país. Por isso, a confiança dos EUA de que poderá transformar a base em principal quartel-general.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Iraque
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página