Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/12/2002 - 18h44

Prêmios Nobel 2002 serão entregues amanhã

da France Presse, em Estocolmo

Os ganhadores dos Prêmios Nobel 2002 receberão a recompensa amanhã, 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel, em duas cerimônias realizadas em Estocolmo (Suécia) e Oslo (Noruega).

O ex-presidente norte-americano Jimmy Carter receberá o Nobel da Paz em uma cerimônia na prefeitura de Oslo, na presença dos reis Harald e Sonia.

Em Estocolmo, o rei Carlos Gustavo entregará as recompensas aos outros premiados e depois presidirá o tradicional banquete oferecido pela academia a 1.400 convidados.

Os premiados receberão um diploma, uma condecoração de ouro e um cheque de dez milhões de coroas suecas (aproximadamente US$ 1 milhão). Esse valor é dividido no caso de o prêmio ser atribuído conjuntamente a várias pessoas.

O Prêmio Nobel de Literatura deste ano foi dado ao escritor húngaro Imre Kertesz. O tema de sua obra são os campos de extermínio nazistas.

O Nobel de Economia deste ano premiou Daniel Kahneman (Israel-EUA) e Vernon L. Smith (EUA) pelo estudo dos comportamentos psicoeconômicos.

O Prêmio de Química foi dividido entre o norte-americano John B. Fenn, o japonês Koichi Tanaka e o suíço Kurt Wuethrich, por terem lançado as bases da "ciência das proteínas".

O Prêmio de Física ficou com o japonês Masatoshi Koshiba e os norte-americanos Raymond Davis Jr e Riccardo Giacconi por trabalhos na área da astrofísica.

Os britânicos Sydney Brenner e John Suston e o norte-americano Robert Horvitz ganharam o Nobel de Medicina por suas descobertas sobre a regulação genética da organogênese e da morte celular programada, técnicas que têm aplicações diretas na luta contra o câncer e a Aids.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página