Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2002 - 08h31

Senador colombiano é ferido em explosão de pacote-bomba

da France Presse, em Bogotá

O senador colombiano Germán Vargas, estreito aliado do presidente Alvaro Uribe, foi ferido durante a explosão de um pacote-bomba deixado por desconhecidos em seu escritório no Congresso, informou a Polícia.

Segundo a fonte, o senador - conhecido por sua dura posição contra a guerrilha esquerdista- foi ferido no braço ao pegar o pacote, depois de uma sessão no Senado.

Vargas foi levado imediatamente da sede Parlamento, no centro de Bogotá, para o Hospital Militar (no leste da capital). Aparentemente, seu estado não era grave, segundo as rádios locais.

Agentes da Polícia, o serviço secreto colombiano (DAS) e a Promotoria abriram uma investigação para desvendar a forma como o pacote chegou até o escritório do senador, depois de ter passado pelos fortes controles de segurança do Parlamento.

"Por enquanto, desconhecemos os motivos e os autores do ataque", disse um oficial da Polícia Metropolitana.

Vargas, militante do majoritário Partido Liberal, preside o comitê de assuntos constitucionais do Senado colombiano e já defendeu vários projetos de lei para intensificar a luta contra os grupos armados ilegais do país.

O presidente do Congresso colombiano, o senador oficialista Luis Alfredo Ramos, condenou o atentado contra o senador, convocando à unidade nacional e à solidariedade com a força pública para derrotar os violentos.

Outro atentado com um livro-bomba foi registrado na manhã de ontem no norte de Bogotá, quando um homem foi ferido ao abrir um pacote enviado por desconhecidos pelo correio à casa dele.

Explosão em restaurante
Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas na explosão de uma bomba no restaurante de um dos principais hotéis do centro de Bogotá, onde acontecia uma festa de fim de ano, informou a polícia colombiana. Três pessoas estão em estado grave.

O artefato explodiu no restaurante Piso 30 do hotel Residencias Tequendama, no centro da capital colombiana.



 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página