Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2002 - 15h33

Iraque vai receber os americanos a tiros, diz Tarek Aziz

da France Presse, em Washington

Se as tropas norte-americanas invadirem o Iraque, enfrentarão uma dura resistência, disse hoje o vice-premiê iraquiano, Tarek Aziz, após advertir que um ataque desse tipo desestabilizaria a região.

"Não se enganem", alertou Aziz, entrevistado pela rede de TV Fox News. "Os iraquianos não vão receber os norte-americanos com flores, vão receber os invasores norte-americanos a tiros", acrescentou.

O vice-premier mostrou preocupação, porque segundo ele "os Estados Unidos estão pressionando para que haja uma guerra com tanta insistência, que será um milagre se não atacarem o Iraque".

Para Aziz, um ataque desestabilizaria a região porque os países enfrentariam uma opinião pública contrária.

"Ninguém na região, à exceção dos kuaitianos, que estão psicologicamente perturbados, querem que (os Estados Unidos) invadam", disse. Uma guerra com o Iraque "serve a Israel, aos interesses ambiciosos dos complexos militares industriais, à conspiração do petróleo, mas não às necessidades dos cidadãos americanos", acrescentou.

Aziz descreveu o presidente norte-americano como "mentiroso e hipócrita (...) Um verdadeiro cristão não deveria ser um belicista", concluiu.

Leia mais no especial Iraque
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página